Evento do centenário do CAFV expõe a trajetória de ex-membros

Os três dias voltados a conversas com os atuais e antigos alunos pautou a trajetória da representação estudantil.

Por Júlia Müller, fotos de Luara Knapp

Dia primeiro de junho de 1918, essa é a data em que foi fundado o Centro Acadêmico Ferreira Vianna (CAFV). O grupo de alunos que atualmente compõem o corpo de representação discente da Faculdade de Direito organizou um evento de quatro dias para comemorar a data. Uma exposição do acervo documental e conversas com alguns dos antigos membros aconteceram nos dias 6, 7 e 8 deste mês.

Na quarta-feira (06/07), dia de abertura da exposição e inauguração da placa que homenageia o centenário, antigos membros do Centro marcaram presença no Salão de Atos. O professor Pedro Moacyr da Silveira – vice-diretor da Faculdade de Direito -, e os professores Gilberto Gastal e Carlos Alberto Chiarelli foram os nomes que iniciaram as conversas do evento.

Carlos Alberto Chiarelli, ex membro do CAFV, contou histórias marcantes como a visita do 22º presidente brasileiro, Jânio Quadros para uma sabatina no prédio, viagens dos acadêmicos dos anos de 1961 e 1962 para Semanas Jurídicas em São Paulo e a visita do escritor José de Castro, pesquisador sobre a fome e a miséria do Brasil.

Com o intuito de aproximar os alunos do curso com a trajetória do Centro, todo o acervo documental foi exposto pelos corredores do prédio histórico, localizado na rua Três de Maio, 1571. O encerramento das comemorações acontece hoje a partir das 16h, na Praça Conselheiro Maciel, em um evento intitulado “Arraiá dos 100”.

Confere as fotos do primeiro dia do evento: