Outubro Rosa para quatro patas

por Juliana Luz de Camargo

A campanha Outubro Rosa é conhecida mundialmente. Fortes ações são realizadas para conscientizar, alertar e explicar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. A partir desse conceito, surgiu na Universidade Federal de Belo Horizonte, em conjunto com o Hospital Veterinário da UFMG e com o Laboratório de Patologia comparada, a ideia de fazer uma campanha voltada para os animais, com a mesma intenção: informar e prevenir o câncer de mama em cães e gatos.

A veterinária Isabel Duarte Schuch, formada pela Universidade Federal de Pelotas, explica que os dados existentes a partir de levantamentos realizados mostram que o câncer de mama das cadelas é a enfermidade que mais leva a óbito. “É importante mostrar o quanto é nocivo o uso de contraceptivos (injeções) para inibir o cio. Esse tipo de procedimento pode levar à formação de nódulos malignos nas mamas dos animais”, afirma a veterinária.

Imagem: Divulgação

As ações no mês de outubro, que acontecem em diversas cidades do Brasil, servem para informar os tutores de cães e gatos da importância de examinar sempre os animais de estimação, mostrando que o diagnóstico precoce pode levar à cura do animal. Outro alerta da campanha é a castração antes do primeiro cio, que reduz as chances de desenvolver a doença.

O diagnóstico das neoplasias mamárias se dá pela palpação das mamas e pela realização de exames citológico ou histopatológico. As cadelas possuem cinco pares de mamas, as gatas quatro e todas as mamas devem ser palpadas cuidadosamente, inclusive o espaço entre elas. Os tumores se apresentam como nódulos ou massas, de tamanho variável e consistência macia ou firme, podendo envolver uma ou mais mamas.

Imagem: Divulgação

Em Pelotas, a Universidade Federal (UFPEL) está envolvida junto ao grupo de pesquisa SOVET, coordenado pela professora Cristina Gevher e pelo médico veterinário Thomas Guim. Diversas clínicas veterinárias, pet shops, profissionais e pessoas que se dedicam em prol dos animais estão participando e apoiando a causa. Durante todo o mês, a UFPEL está realizando pequenas ações de divulgação. Neste sábado (17) acontece na praia do Laranjal, a partir das 15h, no Shopping Mar de Dentro.

Imagem: Divulgação

Para finalizar a campanha em Pelotas, será realizada a maior ação na cidade, no dia 25 de outubro, último domingo mês, a partir das 10h na Avenida República do Líbano.