Os resultados do Brasil em Paris 2024
Com o segundo melhor desempenho da história, o Comitê Olímpico Brasileiro sai de Paris com mulheres levando a maioria das medalhas do quadro geral.
Por Tobias Bernardo / Em Pauta
No domingo (11) os jogos Olímpicos de Paris 2024 chegaram ao fim e o time Brasil levou para casa uma medalha a menos que na última disputa. São, ao todo, 20 medalhas conquistadas pela equipe brasileira no território francês. O nome “Olimpíada das mulheres” já circula nas redes sociais e dá destaque para as medalhas de ouro do comitê brasileiro, todas conquistadas por mulheres.
Apesar da somatória das medalhas quase se equiparar às 21 dos jogos de 2020 em Tóquio, o Brasil teve pior desempenho no quadro de medalhas. Isso se deve ao número reduzido de ouros nesta edição, foram 3 medalhas de ouro em 2024 contra os 7 nos jogos de 2020. Contudo, esse resultado se torna o segundo melhor da história do Comitê Olímpico do Brasil, superando o de 2016.
Pela primeira vez na história, a delegação brasileira foi composta por maioria feminina e foram elas que trouxeram a maioria das medalhas para casa, e claro, das 20, as três únicas douradas. Rebeca Andrade, Beatriz Souza e a dupla do vôlei de praia Ana Patrícia e Duda foram as atletas responsáveis por levantar a bandeira brasileira no topo do pódio. Além dessas medalhas, o comitê conquistou 7 de prata e 10 de bronze.
Confira as medalhas do Brasil:
Ouro
- Ginástica artística feminina, solo individual – Rebeca Andrade
- Judô feminino, até 78 kg – Beatriz Souza
- Vôlei de praia feminino – Dupla: Ana Patrícia e Duda
Prata
- Futebol feminino
- Marcha atlética masculina – Caio Bonfim;
- Canoagem C1, 1000m – Isaias Queiroz;
- Surfe feminino – Tatiana Weston-Webb
- Ginástica artística feminina, geral individual – Rebeca Andrade
- Ginástica artística feminina, salto – Rebeca Andrade
- Judô masculino, até 66 kg – William Lima
Bronze
- Skate street feminino – Rayssa Leal
- Vôlei feminino
- Ginástica artística feminina, geral por equipes
- Judô por equipes
- Skate park masculino – Augusto Akio
- Surfe masculino – Gabriel Medina
- Boxe feminino – Bia Ferreira
- 400m com barreiras masculino – Alisson dos Santos
- Taekwondo masculino, até 68 kg – Edival Pontes
- Judô feminino, até 52 kg – Larissa Pimenta
E com o fim da 33ª edição das Olimpíadas da Era Moderna, diversos nomes brasileiros entram para a história dos jogos. A exemplo de Rebeca Andrade, que se consagra como a maior medalhista olímpica brasileira.
Encerramento
A cerimônia de encerramento contou com a participação de Tom Cruise e os shows de Snoop Dogg, Billie Eilish, Red Hot Chili Peppers e Dr. Dre, que representou a passada de tocha para Los Angeles, local sede dos próximos jogos de verão.
A disputa continua
Os Jogos Paralímpicos de Paris 2024 começam dia 8 de setembro. A delegação brasileira conta com 279 atletas, a maior a disputar no exterior, sendo 254 competidores com deficiência, 19 atletas-guia, 3 calheiros da bocha, 2 goleiros do futebol de cegos e um timoneiro no remo. O time Brasil participa de 20 das 22 modalidades disputadas.