Os destaques do Emmy Awards 2022

Premiação mais importante no “mundo” das séries, o Emmy 2022 ocorreu no dia 12 de setembro e entregou 25 prêmios em uma noite.

Por Jaime Lucas Mattos

Pôster descontraído da premiação, com a participação de Kenan Thompson, comediante / Foto: Divulgação/NBC

Existente desde 1949, o Emmy Awards tem grande importância para as produções seriadas da televisão norte-americana. A modo de comparação, o Emmy é para a TV o que o Oscar é para o cinema, o Grammy é para a música e o Tony é para o teatro.

Existem diversas segmentações do Emmy, como o Daytime Emmy Awards (para a programação diurna dos EUA), Sports Emmys (para programas esportivos), o News and Documentary Emmys (para jornalismo) e o International Emmy Awards (para programas de fora dos EUA), entre outros.

A estatueta do Emmy Awards / Foto: Reprodução/ABC

No entanto, a principal premiação é o Primetime Emmy Awards (comumente chamada apenas de “Emmy” ou “Emmys”), que traz o prestígio a diversos programas do horário nobre da TV americana ou programas de serviços de streaming. Excluindo-se as categorias mais técnicas, que tiveram vencedores revelados dias antes, os principais vencedores do “Emmys” foram conhecidos na noite do dia 12 de setembro.

Com 25 categorias, a noite não trouxe muitas surpresas, premiando os programas e profissionais que os veículos de comunicação já estavam apostando como vencedores, salvo algumas poucas exceções.

Elenco de “The White Lotus” reunido com suas estatuetas do Emmys / Foto: Reprodução/Instagram/Murray Bartlet

A principal vencedora da noite foi a minissérie “The White Lotus” (HBO), que levou cinco prêmios, incluindo o de melhor série limitada ou antologia. Os outros quatro prêmios foram para seu desempenho na direção, no roteiro e no seu elenco (foram premiados os atores coadjuvantes Murray Bartlett e Jennifer Coolidge).

A série “Ted Lasso” (Apple TV+) levou quatro estatuetas do gênero comédia, com prêmios em direção, ator principal (Jason Sudeikis), ator coadjuvante (Brett Goldstein) e a principal do gênero, melhor série de comédia.

Logo atrás veio “Succession” (HBO), com três prêmios. Como era a série mais indicada da noite (12 categorias), esperava-se que “Succession” ganhasse algo mais, no entanto, os prêmios para roteiro de drama, ator coadjuvante (Matthew Macfadyen) e melhor série de drama foram os únicos conquistados.

Zendaya posando com seu Emmy de melhor atriz / Foto: Reprodução/Instagram/Zendaya

Outros destaques da noite foram para a atriz Zendaya (“Euphoria”), que levou o prêmio de melhor atriz em drama pela segunda vez; o aclamado ator Michael Keaton (“Dopesick”), que levou o seu primeiro Emmy como melhor ator em série limitada ou antológica; e para a atriz Amanda Seyfried (“The Dropout”), que também levou seu primeiro Emmy por melhor atriz em série limitada ou antológica.

Destaques para outras produções vão para “Round 6”, produção sul-coreana da Netflix que foi indicada 7 vezes e levou 2 prêmios – melhor direção e melhor ator em drama, pelo desempenho de Lee Jung-jae, primeiro homem asiático a vencer a categoria –; além do reality “Lizzo Procura Por Mulheres Grandes” (Prime Video), que desbancou, em melhor programa de competição, o reinado de “RuPaul’s Drag Race” (que já tem 4 prêmios na categoria).

Apesar de muitas séries saírem como vencedoras, algumas acabaram sendo “esnobadas” e saíram da cerimônia sem nenhuma estatueta. Esses são os casos das indicadas múltiplas vezes “Barry” (7 indicações), “Ruptura” (7), “Yellowjackets” (6) e “Only Murders in the Building” (6), entre outras.

Dentre os canais e serviços de streaming, a HBO saiu como vencedora, levando 11 estatuetas (8 delas entre “Succession” e “The White Lotus”), a Apple TV+ veio em seguida, com 4 estatuetas, e a Netflix em terceiro, com 3 prêmios.

As séries mencionadas na matéria podem ser conferidas nos catálogos da Apple TV+, HBO Max, Netflix, Paramount+, Prime Video e Star+. A lista completa de vencedores do Primetime Emmy Awards 2022 você pode conferir no site da premiação (em inglês).

Elenco de “Round 6” posando com seus Emmys / Foto: Reprodução/Instagram/Lee Jung-jae

Comentários

comments

Você pode gostar...