Navegar é preciso

Por Juliana Santos

Banda Cidadão Quem traz tour de 20 anos para o teatro Guarany.

“Navegar é preciso, viver não é preciso”, já dizia Fernando Pessoa. Navegando desde os anos 90 no mar do sucesso, a banda Cidadão Quem anunciou retorno após um hiato de cinco anos. Admiradores do rock gaúcho deixaram de cantar “Pinhal” no banheiro de casa e ouviram a canção no teatro Guarany lotado. O show ainda contou com a participação do lendário Alemão Ronaldo, ex Bandaliera junto de Duca Leindecker, aniversariante da noite.

Foto: divulgação (http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/musica/planeta-atlantida/2014/noticia/2014/02/cidadao-quem-abrira-maratona-de-shows-no-planeta-rs-no-sabado.html)

Foto: divulgação (http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/musica/planeta-atlantida/2014/noticia/2014/02/cidadao-quem-abrira-maratona-de-shows-no-planeta-rs-no-sabado.html)

O recém lançado single “Nosso próprio mar” poderia servir de trilha para um grande resgate de pessoas naufragadas no oceano, ou mesmo no mar das ideias. A melodia lembra outros álbuns da banda e a letra remete ao trabalho solo do vocalista Duca Leindecker, que vem apostando na literatura. “O vento nos levou nas ondas do nosso próprio mar” – diz a canção que marca o retorno do trio gaúcho às rádios da região sul do País.

A banda que inspirou seu nome no filme Cidadão Kane, de Orson Welles, comemora 20 anos de existência este ano.  A morte do baterista Cau Hafner, devido a uma falha técnica com seu paraquedas, ainda abala os integrantes, mas Duca, junto de seu irmão Luciano Leindecker, conta agora com Claudio Mattos na bateria.

Guitarra, contrabaixo, bateria e vozes do novo single foram gravados no estúdio Submarino Amarelo, cujo dono é o próprio Duca. Talvez seja essa a razão para tamanha identidade e sublimação sem cair na mesmice. Com sete álbuns lançados, a banda varia sua batida rock’in roll com letras mencionando costumes do Rio Grande do Sul, que fazem os bairristas cantarem com o coração.

A cena musical gaúcha só vem crescendo, mas os adoradores do rock consagrado da região estavam deprimidos depois da pausa da reconhecida Engenheiros do Hawaii e da própria Cidadão Quem. Entre 2008 e 2012, o loiro Humberto Gessinger juntou sua cabeleira com a batucada de Duca e formou o duo Pouca Vogal, que reproduzia canções dos dois conjuntos. Hoje, o vocal da Cidadão Quem anuncia a volta do grupo, meses depois de Humberto divulgar o retorno aos palcos com os donos do hit Era um Garoto que Como eu Amava os Beatles e os Rolling Stones.

Com seu barco de volta ao mar, a Cidadão Quem ruma em uma navegação precisa com um tour em 2014 pelo Brasil. “Nosso próprio mar” se junta com as mais pedidas do repertório “Carona”, “Girassóis” e “Música inédita”.

Nas redes sociais da banda é visível o forte aguardo pelo tour de 20 anos nas cidades gaúchas. Os admiradores, em suas casas, já reproduzem em seus players as harmonias que estão ansiosos para ouvir de perto. Aos críticos resta esperar a ocasião e levar um colete salva-vidas.

Datas de próximos shows podem ser conferidas no facebook da banda.

Comentários

comments

Você pode gostar...