Museu Gruppelli: Saiba mais sobre evento que marcará reabertura do museu

O Museu Gruppelli fica localizado no 7° distrito da cidade de Pelotas e será reaberto após passar por uma reforma de preservação de seu espaço.

Por Antonio Berndt

Museu Grupelli – Foto: Divulgação: Facebook/Museu Gruppelli

No próximo domingo (22) ocorrerá evento que marca a reabertura do Museu Gruppelli. Evento que começa com a abertura às 13h30, contará com lançamento de livros de autores da região. Também haverá a apresentação musical de duas bandas: Banda da Escola de Ensino Fundamental João da Silva Silveira, que fica no Monte Bonito e logo após do Grupo Estrela do Som, que é da região do 7° distrito da cidade de Pelotas.

Durante o evento será realizada uma mostra audiovisual e fotográfica para apresentar o processo de revitalização do museu. É importante salientar que esta restauração se deu devido ao projeto de revitalização do Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura (Procultura).

Sobre o museu

Visando manter viva a lembrança da área colonial da cidade de Pelotas, em 1998 foi fundado o museu Gruppelli. Essa iniciativa partiu da comunidade local, liderada pela Família Gruppelli, com o apoio de dois entusiastas: a professora Neiva Vieira e o fotógrafo Neco Tavares.

Em 2008, o museu passou a integrar a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e se tornou parte de um projeto de extensão, que foi coordenado até 2023 pelo professor do curso de Museologia, Diego Lemos Ribeiro, e é atualmente liderado por José Paulo Brahm.

O museu tem como missão promover o conhecimento e a reflexão sobre a trajetória histórica da comunidade ítalo-descendente do município de Pelotas. A reabertura é um momento de celebração e esperança, simbolizando um novo capítulo para o Museu Gruppelli e para a cultura de Pelotas.

Confira a programação do evento:

Programação da reabertura – Divulgação: Facebook/Museu Gruppelli