Mesa redonda discute a tradição doceira de Pelotas e a paisagem rural

Por Ester Caetano, Fátima Taiul e Isabella Barcellos

Na manhã da última quinta-feira (18), no auditório do Museu do Doce iniciava-se a mesa redonda com o intuito de debater o patrimônio histórico material e imaterial da cidade de Pelotas. Nesse mesmo dia é celebrado o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, promovido anualmente pelo Internatinal Council Monuments and Sites (ICOMOS),  que teve como tema neste ano Paisagens Rurais.

O ICOMOS Brasil em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), realizou o evento para promover o  tema das áreas rurais enquanto paisagem e da paisagem enquanto patrimônio, em especial no reconhecimento da tradição doceira da região colonial de Pelotas como patrimônio imaterial.

Palestrantes expõem a tradição doceira de pelotas enquanto patrimônio imaterial. Imagem: Fátima Taiul

A mesa redonda foi mediada por Darlan de Mamann Machi, graduado em História, com  mestrado e doutorado em Memória Social e Patrimônio Cultural. Estavam presentes como painelistas o Arquiteto e Urbanista, Jorge Luis Stocker Junior,  que palestrou sobre o ICOMOS e paisagem rural e o professor Fábio Verga Cerqueira que ministrou sobre a tradição doceira de Pelotas.

O evento no Museu do Doce foi finalizado com uma extensão na sala 1 do museu, onde estava sendo exposta A arte dos Doces Pelotenses. Logo em seguida ocorreu um passeio rural na Vinícola da Família Camelato e no Museu Gruppeli com a oportunidade de um café colonial no Restaurante Gruppeli.