MasterChef Brasil 2015 e o fenômeno das redes sociais

por Fernanda Flores

Quem acompanhou o reality show culinário na sua primeira edição, em 2014, já percebeu que ele é um programa de múltiplas plataformas. O MasterChef Brasil vai além da televisão, onde é exibido, e alcança algumas das principais redes sociais em uso atualmente no Brasil: o Twitter e o Facebook. Tal programação multimídia foi um pouco acanhada na primeira temporada, mas veio com tudo agora, na segunda edição.

Em todo o decorrer do programa, foram criados diversos conteúdos exclusivos para as redes sociais – conteúdos que só os seguidores das páginas no Facebook e Twitter poderiam ver. Essa exclusividade causou uma enorme comoção dos internautas, sendo que, até quem não gostava tanto do reality passou a acompanhar, gerando cada vez mais fãs e patrocinadores.

Além disso, os participantes e os chefs jurados também tinham suas contas no Facebook, Twitter e Instagram, onde se relacionavam diretamente com os fãs. Essa relação era feita respondendo comentários, curtindo elogios e, até, compartilhando “memes”, atos que aproximaram ainda mais a televisão e o telespectador.

Jurados do programa: Henrique Fogaça, Paola Carosella e Eric Jacquin. Imagem: Divulgação

Jurados do programa: Henrique Fogaça, Paola Carosella e Eric Jacquin.

Masterchef e o Twitter

No Twitter a campanha realizada pela Band – emissora que transmite o programa – teve um investimento bem mais pesado. Os tuítes escritos pelos fãs eram registrados num contador e, ao alcançar uma meta, normalmente imposta no início do programa, era liberado algum conteúdo exclusivo aos internautas.

A aceitação do público pela relação MasterChef e Twitter foi tamanha que, no último episódio da temporada, o resultado do ganhador do programa foi exibido antes no Twitter e, só depois, na televisão. O ato foi uma espécie de presente aos fãs, que, no episódio final, passaram a marca de 1 milhão e meio de tuítes com a hashtag #MasterChefBR.

A apresentadora Ana Paula Padrão publicando o ganhador na conta oficial do programa no Twitter. Imagem: Divulgação

MasterChef nas redes sociais: um guia ilustrado

Para entender melhor a relação do MasterChef Brasil 2015 com as redes sociais, a empresa de monitoramento de mídias sociais Seekr e a agência de performance AD.Dialeto produziram um infográfico que ilustra os principais momentos do programa e sua repercussão nas redes. Veja abaixo:

Imagem: Seekr e AD.Dialeto