Maratona Fotográfica “Inventários do Olhar” promove oficina de fotografia

Oficina faz parte de projeto aprovado pelo Procultura

Por Amanda Kuhn

No último sábado (03), ocorreu a oficina de fotografia com o fotógrafo e ecólogo Gustavo Fonseca, no Museu do Doce, a partir das 14 horas. A oficina faz parte do projeto aprovado e financiado pelo Pró-Cultura, promovido pela Prefeitura de Pelotas, Maratona Fotográfica de Pelotas “Inventários do Olhar”.

Criada por Daniele Borges, fotógrafa e doutoranda em Memória Social e Patrimônio Cultural e Darlan de Mamann Marchi, doutor em Memória Social e Patrimônio Cultural, a maratona tem previsão para ocorrer no primeiro semestre de 2019. Haverá uma premiação para as fotografias vencedoras (profissional e amadora). Será um final de semana inteiro, e as vagas serão preenchidas por meio de inscrições feitas pelo e-mail do evento.

“A gente começou a coletar imagens e vídeos de animais locais, e partir daí, começamos as palestras, oficinas e começamos a perceber que tinha uma demanda interessante quanto a esse tipo de informação, com base na educação ambiental, de como sensibilizar as pessoas pra que elas percebessem o local em que elas estavam inseridas e começassem de alguma maneira a valorizar isso.”

“Nossa proposta é de pensar o patrimônio como uma linguagem plural, saindo um pouco da concepção de patrimônio como “pedra e cal”, deslocando o foco do centro histórico. Com isso estimulamos a valorização outros patrimônios, a partir de outros olhares, a ideia de múltiplos olhares”, afirmou Daniele.

A oficina reuniu cerca de 15 pessoas de diversas áreas, idades e profissões. No primeiro momento, o ecólogo Gustavo Fonseca contou um pouco de sua história e falou sobre o projeto Rastro – Ecologia Criativa, do qual é sócio. O Rastro mistura informação ambiental e fotografia. Desde 2009, ano em que o ecólogo, junto com dois amigos, fundou o projeto, já foram produzidos diversos documentários, como o  No Rastro do Graxaim do Campo, mostrando a importância de valorizar a natureza da região sul. A fauna e a flora rio-grandenses são ricas e diversas, porém muitas vezes não são conhecidas ou valorizadas pelos próprios gaúchos. O intuito do projeto é justamente esse, trazer informação e conscientização ambiental para a sociedade e para os moradores locais terem consciência do que há no lugar em que vivem.

Após a apresentação, foram mostradas fotos tiradas pelo palestrante. Em seguida, Gustavo ensinou as técnicas de fotografia para o público. Depois, houve a parte prática, em que o fotógrafo levou as pessoas para a Praça Coronel Pedro Osório e mostrou como usar as técnicas ensinadas por ele. Foram momentos de aprendizado e integração entre o grupo presente.

A Maratona Fotográfica “Inventários do Olhar” é um projeto de cultura pelotense inovadora e criativa. Para mais informações, basta acompanhar nas redes sociais.

Facebook: https://www.facebook.com/maratonafotograficadepelotas/

Instagram: https://www.instagram.com/maratonafotograficapelotas/

Site: https://maratonafotografic.wixsite.com/pelotas

E-mail: maratonafotograficadepelotas@gmail.com 

Para acompanhar o projeto Rastro:

Facebook: https://www.facebook.com/paginadorastro

Canal no Youtube: https://www.youtube.com/user/RastroSelvagem/

 

 

Comentários

comments

Você pode gostar...