A facilidade e os benefícios do Spotify

Por Ana Maria de Oliveira e Camila Mascarenhas

(Fonte: Internet)

(Fonte: Internet)

Desde os primórdios da internet, os usuários sempre encontram uma forma de escutar suas músicas preferidas no computador. Passando pelos programas P2P (peer-to-peer, uma arquitetura de internet que possibilita o compartilhamento de arquivos entre usuários) como o Emule ou Ares Galaxy até os serviços de streaming, a severa busca por mais conteúdo midiático online e offline se tornou imensa. Dentro desse vórtex de aplicativos e programas que facilitam a nossa vida, um se tornou popular e virou xodó mundial. O Spotify nasceu em 2008 por uma startup Sueca e desde então mobiliza usuários a cada país que é lançado.

O funcionamento do aplicativo é simples: você faz o download na sua loja virtual (Google Play Store no Android, App Store no iOS). Existem duas modalidades de usuários: free e premium. O usuário free tem a chance de escutar e adicionar a sua lista um ilimitado números de músicas. Porém a cada trinta minutos uma propaganda é veiculada, e o usuário só poderá escutar sua playlist se estiver conectado a internet.

Já o usuário premium tem vantagens. Além de ter suas músicas no celular sem a necessidade de ficar online, as propagandas não são veiculadas, e a qualidade de áudio é em alta definição. Entretanto, para ter essas comodidades, o usuário desembolsa R$1,99 nos primeiros três meses, e após esse período, o valor sobe para R$14,90 mensais. Atualmente o aplicativo atingiu o número de 75 milhões de usuários no mundo, com 30 milhões somente sendo usuários premium.

(Fonte: Internet)

(Fonte: Internet)

Apesar de ter uma luta pela “hegemonia” dos streamings em território brasileiro (o app disputa usuários com outros aplicativos como Deezer, TIDAL e Napster), o Spotify é a marca de uma evolução na forma que escutamos música. Hoje tendo o Spotify no celular e uma fonte de internet, você pode escutar toda a discografia de Elvis Presley, por exemplo, ou algo mais atual, a banda americana Imagine Dragons.

A chegada dessa tecnologia modificou a forma mais comum que tínhamos de escutar a música. Embora a rádio ainda seja um canal de apresentação das produções musicais para o mundo, com o streaming você não precisa escutar a rádio esperando que a música toque novamente. Apenas procurar, adicionar na sua playlist e se contentar com a música entoando em seus fones de ouvido.

Comentários

comments

Você pode gostar...