Livros para colorir viram febre mundial

Por  Helena Mendonça

O best-seller de Johanna Basford, “Jardim Secreto”, chegou a Pelotas e  já virou mania

Para alguns, brincadeira de criança, já para outros, terapia. Assim são vistos os livros para colorir feitos para que os adultos deixassem o estresse de lado. O primeiro livro foi lançado em 2013 e hoje soma mais de um milhão de cópias vendidas. Em abril, o livro da escocesa Johanna Basford, “Jardim Secreto” ficou em primeiro lugar na lista dos mais vendidos do site Amazon.

Nas redes sociais é só o que se vê. As pessoas estão comprando, pintando e se desestressando com o livro. De acordo com a psicóloga Carolina Potrich Jacques, os livros para colorir são uma maneira de livrar o stress, “são muito bons para ansiedade, para expressão de sentimentos, e proporcionam relaxamento, dessa forma as pessoas se desligam um pouco dos seus problemas preocupações”. A psicóloga também afirma que a escolha das cores pode justificar o sentimento da pessoa no momento da pintura. “A escolha das cores fala um pouco dos sentimentos, como por exemplo, vermelho pode significar agressividade, verde o relaxamento e azul a calma”, explica Carolina.

Bruna usa a pintura para relaxar (Foto: Helena Mendonça)

O livro virou febre em Pelotas, algumas livrarias precisaram fazer encomendas, pois o estoque acabou. A fotógrafa Paola Martins, não deixou de adquirir seu exemplar, para ela essa foi uma maneira de deixar o estresse de lado. “Eu o comprei pra desestressar mesmo e adorei, ele é ótimo”.
Já a mestranda em ciência política, Bruna Cavallari, adquiriu o livro com o intuito de relaxar, mas o resultado foi um pouco além. “Comprei o livro, pois queria experimentar alguma coisa para me distrair, relaxar a mente, mas também estou curiosa ver se o livro realmente é antisstress”, disse. E acrescentou “tenho alguns artistas plásticos na família, mas nunca me achei com habilidade para as artes, e com o livro talvez pudesse me testar, pra quem sabe, no futuro experimentar coisas novas”.

Segundo Bruna, conseguir o exemplar não foi o problema, mas sim qual título escolher dentre as possibilidades. “Não foi difícil encontrar o livro. O mais difícil foi escolher qual livro comprar, já que há uma variedade com diferentes temas e fiquei em dúvida de qual seria melhor, mas acabei comprando o mais popular (Jardim Secreto)”, explicou. E acrescentou “O processo mecânico de ficar colorindo pequenos traços não é o que mais me atrai, o livro me proporciona pensar a combinação de cores, escolher as nuances e os tons, e ver o resultado no papel pouco tempo depois”, finalizou.

(Foto: Helena Mendonça)

É possível conseguir o best-seller de Johanna Basford, e também outros títulos, nas livrarias pelotense ou nos sites que comercializam livros. O custo em média de R$ 29,90. Após adquirir o exemplar de sua preferência basta ter lápis colorido e deixar a imaginação guiar.