Kombucha é tendência no setor alimentício

por Giordanna Vallejos / Em Pauta

Kombuch teve origem na China e já existe há dois mil anos

Provavelmente ao ir a alguma loja de produtos naturais e olhar para a seção de bebidas, você já tenha se deparado com a Kombucha. Um produto que há dois anos não fazia parte do cotidiano dos brasileiros, hoje é facilmente encontrado.

Mas a Kombucha com certeza não é uma invenção recente. Ela teve origem na China e já existe a dois mil anos. Com a tendência de mercado pela busca de produtos que tragam imunidade ou sejam funcionais, ela começou a se popular no país.

A Kombucha é uma bebida probiótica feita com chá preto ou verde, açúcar e o Scoby (cultura simbiótica de bactérias e leveduras) que é responsável pela fermentação, deixando a Kombucha gasosa e com benefícios a saúde. Os sabores são muito variados, já que podem ser misturadas diferentes combinações de frutas e especiarias no preparo. Além disso, a bebida pode ser comprada ou feita em casa.

Quais os benefícios da Kombucha?

Por ser uma bebida probiótica, os principais benefícios são os relacionados com a melhora da regulação do intestino. Com a melhora da digestão, a Kombucha auxilia também no combate ao ganho de peso e aumenta a imunidade em geral. Porém é recomendado o consumo de apenas 300ml ao dia, já que a Kombucha mexe com a flora intestinal e pessoas que não estão acostumadas podem sentir algum desconforto se tomarem em grandes quantidades.

Como fazer Kombucha em casa?

Adriana Passos de Souza, que aprendeu a fazer Kombucha com uma prima afirma “O propósito da Kombucha é de ser passado de pessoa para pessoa, a ideia inicial não seria a comercialização, tanto que os Scobys não têm tanto para vender e normalmente ele é doado. A Kombucha auxilia as pessoas com problemas de saúde e é um bom substituto para o refrigerante.” Por isso, Adriana ensina como fazer uma receita de Kombucha caseira passo a passo.

Itens necessários:

– Pote de vidro de 3 litros

– Scoby

– 3 sachês de chá (verde, preto ou branco)

-10 colheres de sopa de açúcar

– Papel toalha

– Frutas de sua p referência

– 7 garrafinhas de 300ml cada

Para fazer a Kombucha o primeiro passo é limpar e esterilizar com água quente o pote de vidro antes do uso. Após isso deve ser feito o chá de sua preferencia com os três sachês e água suficiente para encher o pote de três litros.

Assim que o chá esfriar completamente adicione dez colheres de açúcar e retire os sachês. Em seguida o Scoby pode ser colocado junto com o chá e o pote precisa ser tampado com papel toalha e preso com uma borrachinha. O recipiente deve ficar por sete dias em um lugar escuro para ocorrer à primeira fermentação.

Depois de sete dias é retirado o Scoby, que deve ser colocado em outro pote de vidro com um pouco do chá, e o conteúdo que ficou fermentando deve ser adicionado em garrafinhas de plástico. Frutas como abacaxi, maçã, morango e uva podem ser adicionadas nas garrafinhas e o resto deve ser preenchido com o chá, sempre deixando aproximadamente quatro dedos sem nada. Para fechar as garrafinhas é preciso dar uma amassada na garrafa antes de fechar, porque ela vai produzir um gás posteriormente.

Essas garrafinhas precisam ser armazenadas fora da geladeira em ambiente escuro por sete dias, depois desse tempo a segunda fermentação está concluída e é possível colocar na geladeira e consumir as Kombuchas. O ideal é consumir em no máximo uma semana as Kombuchas que são feitas em casa, sempre as mantendo sob refrigeração.

Comentários

comments

Você pode gostar...