Vôlei sentado chega a Pelotas

Aulas são disponibilizadas duas vezes na semana gratuitamente

Por Amanda Kuhn

O cenário esportivo pelotense ganhou uma nova modalidade inclusiva: o vôlei sentado. Desde o início de abril, as aulas do esporte são oferecidas de forma gratuita, às segundas e sextas-feiras, das 15h10min às 16h, no Ginásio Municipal da Educação, conhecido popularmente por “Karosso”.

Destinado a pessoas com deficiência ou que possuam alguma dificuldade de locomoção, a prática coletiva tem os mesmos fundamentos do “vôlei tradicional”. Algumas diferenças, como a altura da rede, são necessárias, mas conforme pontua o coordenador e criador do projeto, Ingo Stumm Júnior: “As pessoas têm uma ideia de que pessoas com deficiência não podem praticar nenhum exercício físico. Isso não é verdade, tudo adaptando, funciona e dá certo”, destaca o professor.

O time atualmente é composto por seis integrantes. /Foto: Amanda Kuhn

Para participar, não é preciso ter nenhum conhecimento prévio sobre a atividade física e não há qualquer restrição de idade. Basta ter vontade de aprender e disponibilidade para frequentar as aulas. A equipe, atualmente, conta com uma média de seis atletas. “O pessoal tá bem animado, principalmente no período pós pandêmico, sem falar que eles são super pra cima, brincam e se divertem entre si. O esporte coletivo proporciona essas relações de grupo, o que é bem legal pra eles conversarem com os seus pares. Não é só esporte, envolve muito mais”, salienta Ingo ao falar da importância do exercício físico grupal.

 Seguindo os mesmos fundamentos do esporte tradicional, os atletas ficam sentados e a partida é disputada convencionalmente. /Foto: Amanda Kuhn

Diversão e dedicação

Os 50 minutos de aula são intercalados entre explicações sobre as regras, exercícios de treinamento, como saque, passe e levantamento, treino e o jogo em si. Durante a partida, os alunos se divertem e se dedicam para acertarem os movimentos e evoluírem a cada encontro. Crescimento perceptível, segundo o educador: “A gente percebe a evolução deles desde o primeiro dia. É notável”.

Quem participa, recomenda

Atualmente única jogadora mulher do time, Taissa Corrêa, a “Tata”, aos 19 anos, é atleta profissional e alterna a sua rotina entre a prática de arremesso de peso, lançamento de disco, ginástica olímpica e agora, o vôlei sentado e os treinos de musculação. Tata compartilha a alegria de fazer parte do grupo: “Eu tô gostando muito, a gente é a segunda equipe de vôlei sentado do Estado (Rio Grande do Sul), então é bem importante a nossa participação”, ressalta. Quem também demonstra empolgação é o Jadir Nobre, que além de jogar câmbio, também integra a turma que está sempre presente na quadra: “Eu tô achando maravilhoso, o pessoal é ótimo e as aulas são bem divertidas”, declara.

Gênero esportivo promove inclusão e trabalho em equipe. /Foto: Amanda Kuhn

Ideias para o futuro

Animação. Essa é a palavra que define o sentimento do responsável por fazer a ideia virar realidade, Ingo. O sucesso dessa atividade se transforma em entusiasmo para seguir ampliando o espaço esportivo e tornando-o cada vez mais inclusivo na cidade:  “O nosso objetivo é proporcionar a cada ano uma nova modalidade paralímpica. A gente quer investir nessa parte da inclusão, que atende um público específico”, reforça o professor, que trabalha há 28 anos com voleibol.

As regras do jogo

O vôlei sentado possui as mesmas características de uma partida convencional. A altura das redes é adaptada – 1,15 metro no masculino e 1,05 metro no feminino – e a quadra mede dez metros de comprimento e seis de largura. Os sets têm 25 pontos corridos e ganha quem vencer os três sets.

Faça parte

A prática esportiva, ofertada pela Prefeitura Municipal de Pelotas, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED), disponibiliza diversos gêneros esportivos gratuitos no local. As inscrições, para quem se interessar em participar, podem ser feitas pelos telefones (53) 3222.1592 e 98444.1968 ou de forma presencial no Ginásio Municipal de Educação, na rua Álvaro Chaves, 2.000.

Comentários

comments

Você pode gostar...