Imprensa internacional destaca a vitória alemã
O gol do meio-campista de 22 anos da Alemanha, Mario Gotze, aos 8 minutos do segundo tempo da prorrogação na final da Copa do Mundo 2014, pegou todos de surpresa; principalmente a torcida argentina. Com os brasileiros torcendo, em sua maioria, para a Alemanha e não para os “hermanos”, a seleção argentina teve que ver o sonho do tricampeonato fugir pelos dedos.
A final da Copa do Mundo 2014 foi um grande espetáculo de futebol, desportividade e qualidade técnica. Em todo o mundo, jornais celebravam a tão esperada vitória alemã, que estava desde o começo dos anos 2000 reestruturando o seu futebol para que no futuro levantasse a taça, o que aconteceu no último domingo (13) com a sua vitória de 1×0. Já os argentinos, depois de uma campanha ótima durante o campeonato, não conseguiram finalizar as suas chances de gol.
Confira agora algumas das principais matérias sobre a final da Copa na imprensa internacional:
O jornal americano “The New York Times” elogiou a Copa sediada no Brasil, destacou a rivalidade histórica do país contra a Argentina, e celebrou a vitória alemã.
“Alemães terminam de esperar: 24 anos e um pouco mais. Para os brasileiros, a única coisa pior do que a sua seleção nacional perder o troféu teria sido ver o seu vizinho Argentina ganhá-lo, e essa possibilidade existiu durante boa parte da partida no Estádio do Maracanã, no domingo. Mas não houve coroação de Lionel Messi e para os argentinos; sem festa para a maior rival do Brasil. Em vez disso, foi a Alemanha, com um lindo gol de Mario Götze alguns minutos antes do jogo ir para os pênaltis, que celebrou o seu quarto título como campeã do mundo.”
“The Telegraph” dá os créditos da vitória à Mario Gotze, além de elogiar a seleção alemã pelo seu aperfeiçoamento do futebol nas categorias de base.
“Final da Copa de 2014: Mario Gotze faz o único golo da Alemanha, que venceu a Argentina no Maracanã. A Alemanha prevaleceu por causa do trabalho duro feito pelo Deutsche Fussball-Bund desde 2004, que vem preparando a sua juventude para noites como essa.”
Para o “The Washington Post”, a Copa do Mundo no Brasil foi um grande sucesso, apesar dos insultos a Dilma Rousseff no final da celebração da vitória alemã. Também destacou na foto o cartaz do torcedor alemão para os brasileiros que dizia: “Não vamos deixar a Argentina ganhar na sua casa”.
“Alemanha ganha a incrivelmente divertida Copa do Mundo. Uma das ironias da Copa do Mundo é que, mesmo que o torneio seja lembrado como um grande sucesso, foi uma dor de cabeça para Dilma e Blatter até o fim. Como eles entregaram o troféu de ouro para o capitão do time da Alemanha, Philipp Lahm, o Estádio do Maracanã ecoou com um cântico insultuoso que visava a presidente do Brasil.”
– BBC
Já a British Broadcasting Corporation (Corporação Britânica de Radiodifusão) disse que os brasileiros ficaram aliviados com a derrota argentina.
“Alemanha ganha Copa do Mundo: fãs brasileiros ficam aliviados depois que a Argentina perdeu. Os torcedores da Argentina pode ter tomado o Rio de Janeiro, mas no final, a Copa do Mundo pertencia à Alemanha.”