II Encontro Olho de Sogra promove visitas turísticas com acessibilidade

Visita dos turistas ao Museu da Baronesa. Foto: Acervo Museu da Baronesa

Por Roberta Muniz

Nos dias 7 e 8 de setembro, uma visita turística foi realizada na nossa cidade com o diferencial da acessibilidade às pessoas com deficiência visual. O encontro promoveu passeios em diversas localidades, incluindo o centro histórico com a visitação guiada, totalmente inclusiva.

“A importância é ter experiências turísticas e de lazer onde cada um possa aproveitar todas as informações sobre os lugares visitados, históricos, culturais e principalmente imagéticos. Além de conhecer pessoas de outros lugares, outros estados e trocarem experiências, vivências, sem discriminação nem exclusão entre os participantes”, conta Leandro Pereira, 37 anos e um dos organizadores do evento.

Os turistas vieram de diversas cidades brasileiras como Caxias do Sul, Florianópolis, Joinville, Nova Petrópolis, Novo Hamburgo e São Paulo. Além do centro histórico, puderam conhecer o Museu da Baronesa, a praia do Laranjal e visitaram a fábrica de doces Anette Ruas – onde acompanharam a produção de doces e puderam ter uma experiência sensorial.

Visitantes puderam usar do tato para ter uma experiência inclusiva. Foto: Acervo Museu da Baronesa

Leandro nos conta que a organização do evento já tinha o roteiro prévio e todos os locais visitados já aguardavam o grupo e estavam preparados para acolher esse público, que nas palavras de Leandro, ainda é tratado como improvável. Porém esse projeto está dando tão certo que os planos são de que ocorra anualmente.

“É essencial que cada turista volte para o seu local de origem com conhecimentos e informações sobre a cidade, que possa multiplicar informações sobre nossa cultura e tradição”, conta o organizador.

Comentários

comments

Você pode gostar...