Glauco do Brasil é apresentado no projeto CINE UFPel

Por Brunna Vitoria e Matheus Muniz

   Lançado em 2016, o documentário Glauco do Brasil foi exibido gratuitamente no projeto Cine UFPel. O filme conta um pouco sobre a vida e a trajetória profissional do gaúcho Glauco Rodrigues que foi pintor, desenhista, gravador, ilustrador e cenógrafo e faleceu em 2004. Zeca Brito, diretor e roteirista do documentário, esteve presente na exibição e contou que a ideia surgiu quando a obra de Glauco passou a ser revista dentro do cenário da arte contemporânea.

FONTE: Reprodução

   De acordo com Brito, desde de 2013 ele vem reunindo imagens de arquivos, entrevistas com teóricos e historiadores, além de depoimentos de amigos e admiradores do artista, como Gilberto Chateubriand, João Bosco, Luis Fernando Veríssimo e Camila Amado para homenagear o conterrâneo.

    Nas obras de Glauco é constante a presença do índio, do carnaval e da natureza tropical, mas ele passou por diferentes fases e muitas vezes usou suas obras para se posicionar sobre os acontecimentos na sociedade.“Em 1964, durante a censura da ditadura militar ele sente a necessidade de falar sobre o que tava acontecendo e passa desapercebido pelos militares utilizando metáforas”, conta.

FONTE: Reprodução

FONTE: Reprodução

   Apesar de denominado como um dos maiores artistas plásticos da América Latina, o trabalho dele ainda é desconhecido por muitos, mas de acordo com Zeca isso não diminui a importância de suas obras. “É preciso diferenciar entre história da arte e mercado da arte. Muitas vezes um artista começa no mercado mas não necessariamente vai atingir um espaço dentro da história. E o Glauco está dentro da história”, finaliza.

    O Cine UFPel é aberto ao público e acontece toda quinta-feira, às 19 horas e fica na rua Lobo da Costa, 447.

   Trailer Oficial: https://www.youtube.com/watch?v=0nrinCQkSII

Comentários

comments

Você pode gostar...