As cores da diversidade e do orgulho

Laranjal recebe 22ª Parada da Diversidade neste domingo. Evento acontece a partir das 15h ao longo de 2km da orla da praia.

22ª edição da Parada da Diversidade ocorreria, originalmente, em novembro de 2023. Fotos Rodrigo Chagas/Prefeitura de Pelotas / Em Pauta

 

Stefane Costa / Em Pauta

No domingo (25), a Praia do Laranjal em Pelotas ganha as cores da diversidade e do orgulho. A partir das 15h, apresentações artísticas, show musicais e muito mais compõem a 22ª Parada da Diversidade.

O evento que aconteceu pela última vez em 2022 volta este ano com duas edições. A primeira, que acontece no domingo, contará com um trio elétrico na beira da praia. Já a 23ª edição ainda não possui data definida.

De acordo com Marcos Fernandes, professor e fundador do Também – grupo pela livre expressão sexual, a parada é resultado do esforço e organização de diversas entidades do movimento LGBTQIAPN+ e voluntários. Em clima de folia, a Parada da Diversidade desfilará por 2 km da orla, a partir das 16h30 “com muita música, inclusive em ritmo de carnaval, com pausas para apresentações artísticas, destaque para apresentações de dança e de Sá Biá, que participou do The Voice”, comenta Fernandes. Entre a concentração e saída do trio, também haverá falas de movimentos sociais e autoridades.

A edição deste ano seria originalmente realizada em 2023, porém precisou ser adiada por dificuldades financeiras.

Evento ocorre, tradicionalmente, no centro da cidade, mas este ano vai à praia.

Questionado sobre os problemas enfrentados para tornar o evento possível, o organizador fala sobre apoio. “Os maiores desafios residem no financiamento da Parada, que exige recursos cada vez maiores na medida que o evento cresce, e na mobilização do movimento sem esquecer que, acima de tudo, a Parada é o maior evento LGBT do ano e que sua natureza é política, precisamos sempre lembrar que o Brasil ainda é um dos países que mais matam LGBTs no mundo, em especial a população de travestis e transexuais que tem uma triste expectativa de vida de 36 anos, além do crescimento do discurso conservador de extrema direita que ameaça a liberdade e a vida de nossa comunidade”, reforça.

Sobre a realização inédita no Laranjal, Fernandes explica que a decisão se deu muito por conta da época em que a Parada ocorre. “A escolha do local é decidida pela comissão de organização, observando diversos fatores, e sempre ocorreu no centro da cidade. Neste ano, optamos pelo Laranjal porque ocorreria pela primeira vez no verão, e devido aos recursos escassos havia a proposta de parceria com estrutura no Laranjal, por estes fatores optamos pela praia”, explica. A 23ª edição voltará ao centro da cidade.

 

Comentários

comments

Você pode gostar...