Gastronomia em alta

Programas culinários em horário nobre despertam interesse do público

por Diego Krüger

Um terço da renda do brasileiro é gasta em refeições fora de casa, segundo pesquisa divulgada recentemente pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB). O acelerado ritmo da vida moderna fez com que muitos se rendessem às refeições rápidas – os “fast foods”. Talvez seja por isso que possa parecer estranho que programas culinários, já consolidados em canais por assinatura, despertem questionamentos ao chegarem à televisão aberta em horário nobre com recordes de audiência ao trazerem receitas sofisticadas e elevados níveis de exigência.

Nesse ramo, nem tudo gira em torno da praticidade e rapidez. Programas como o MasterChef (Band) e Bake Off Brasil (SBT), reconhecidos pelas acirradas competições, valorizam receitas detalhistas, combinações inusitadas, apresentações elegantes e, principalmente, técnica ao cozinhar.

MasterChef é um dos destaques na programação da TV aberta (imagem: divulgação)

MasterChef é um dos destaques na programação da TV aberta (imagem: divulgação)

É o “alto padrão”, que se refere a refeições com custo maior do que 100 reais, que parece ser a bola da vez. A lista dos 50 melhores restaurantes do mundo, organizada anualmente pela revista “Restaurant”, contou com nomes brasileiros pelo terceiro ano consecutivo, o que torna o país uma referência em alta gastronomia no mundo inteiro.

O interesse em programas culinários

A estudante de psicologia Marina Heemann (25) acredita que o mais interessante nos programas de culinária é o fato de que os competidores não são chefs profissionais.

O desafio de cozinhar com ingredientes às vezes desconhecidos pelos próprios participantes e a pressão dos jurados também aumentam o interesse pelos programas.

– Pratos que precisam ser decorados e metas de tempo fazem aumentar a pressão. A receita pode dar certo ou não – afirma a estudante que acompanha os reality shows.

Apesar disso, Marina confessa não se sentir, muitas vezes, inspirada a reproduzir os pratos executados em programas como Masterchef e Cozinha Sob Pressão (SBT).

– Muitas vezes, os ingredientes utilizados pelos competidores não fazem parte do nosso dia a dia. Prefiro comidas mais práticas – comenta.

Saiba Mais:

 http://economia.ig.com.br/2015-03-06/realities-culinarios-fazem-sucesso-na-tv-aberta-e-conquistam-anunciantes.html

 http://noticias.r7.com/dino/saude/setor-de-gastronomia-esta-em-ascensao-no-pais-02032015

Comentários

comments

Você pode gostar...