FUTEBOL FEMININO DO PELOTAS CHEGA AOS 20 ANOS

Por: Luís Artur Janes Silva e Rafael Duval Pinto

Na próxima segunda-feira, dia 25 de julho, o departamento de futebol feminino do Esporte Clube Pelotas comemorará vinte anos de atividades ininterruptas. E nestas duas décadas o sucesso têm balizado a imensa maioria das ações desenvolvidas por este departamento, que várias vezes conseguiu levar o nome da instituição aúreo-cerúlea mais longe que o similar masculino.

Coordenado por Marcos Planela Barbosa, que já foi auxiliar técnico da seleção brasileira de futebol feminino sub-17, o Pelotas é um dos mais assíduos participantes do Campeonato Gaúcho da categoria. Na atual temporada, as Lobas já estão com vaga garantida às quartas de final, campanha coroada com quatro vitórias, ou cem por cento de aproveitamento.

Em 2016, as Lobas tentam conquistar pela segunda vez o certame estadual. A primeira e histórica conquista aconteceu no ano de 2008, quando era comemorado o centenário do Esporte Clube Pelotas e até hoje é o principal troféu ganho pelas meninas que representam o azul e amarelo. Além disso, o time feminino do Pelotas já disputou duas edições da Copa do Brasil nos anos de 2008 e 2009.

Outro destaque do trabalho desenvolvido pelo departamento de futebol feminino do Pelotas é a revelação de talentos que abastecem as mais diversas categorias do selecionado nacional, mais de vinte Lobas já vestiram a camiseta “canarinho”. Dentre  estas cabe citar Duda Moreira, que jogou o primeiro mundial sub-17, realizado em 2008, na Nova Zelândia.

Atualmente, Andressa Macri, a Andressinha, considerada por muitos como a sucessora da super craque Martha, foi convocada pela primeira vez quando vestia o manto áureo-cerúleo. Outra figura de ponta que faz parte do plantel das Lobas neste momento é Stefany Krebs, melhor jogadora do mundo de futsal para surdos e titular da seleção brasileira desta categoria.

Assim, o departamento de futebol feminino do Lobo destaca-se pelo seu papel pioneiro na região sul do nosso estado, pelo celeiro de revelação de craques e pelo trabalho de inclusão personificado pela atuação da supracitada Stefany. Quebrando barreiras e superando limites as Lobas estão preparadas para continuar trilhando o caminho do sucesso por muitas décadas.

 

 

 

 

Comentários

comments

Você pode gostar...