Foto coletiva dos negros e negras da UFPEL será realizada nesta terça

A representatividade presente dentro da universidade. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Por Roberta Muniz

Na próxima terça (20), irá ser realizada na UFPEL uma foto coletiva dos alunos negros e negras da instituição. O encontro está marcado para às 13h, próximo à cantina do Campus Anglo. A foto coletiva é intitulada “Legado Negro” e é mais um evento em celebração do Dia da Consciência Negra.

A iniciativa é do NUAAD (Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade) juntamente com a CCS (Coordenadoria de Comunicação Social) e do Grupo Design, Escola e Arte (DEA) e foi idealizada visando alguns eventos realizados pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

“Entram muitos negros na universidade, mas não se tem um controle de permanência, né? Então, acho que fazer esse tipo de evento é bom porque para que as pessoas se sintam integradas permanentemente dentro da universidade, que elas se enxerguem em todos os lugares, saibam que elas estão num lugar que é delas também”, conta Marcela Lima de Moraes, bolsista do NUAAD.

Durante muito tempo, os negros ingressarem no ensino superior era algo difícil. As instituições eram majoritariamente brancas e através das cotas raciais sabemos que o negro pode ter mais oportunidade de espaço. “Não é privilégio nenhum a questão da cota. É um reparo histórico, um reparo social de uma demanda de uma ânsia diária, de pessoas que trabalham e ao mesmo tempo também querem ter uma graduação. Ou pessoas que os pais trabalharam toda vida, nunca puderam ter e agora, estão lutando e sendo os primeiros a estar dentro de uma universidade”, relata Marcela.

Além da significativa foto coletiva, a UFPEL realiza o X SECONEP (Seminário da Consciência Negra de Pelotas) que acontece nos dias 21, 23 e 25 de novembro em diferentes locais da cidade. A abertura oficial do X SECONEP acontecerá no dia 21 de novembro, às 17 horas, no Clube Cultural Fica Ahí, na Rua Marechal. Deodoro, 368. Você pode acompanhar informações pela página do SECONEP.

Desde 2011, com a lei nº 12.519 , é celebrado em âmbito nacional o Dia Nacional de Zumbi e Dia da Consciência Negra. O dia 20 de novembro foi escolhido como a data anual, dia da morte de Zumbi do Palmares – guerrilheiro negro, pioneiro na resistência à escravidão.

Comentários

comments

Você pode gostar...