Exposição reflete sobre a história e passado de Pelotas

Última exposição do ano do 4 Galeria de Arte e Café convida a população a explorar a identidade da cidade por meio de fatos históricos e lendas.

Imagens antigas da cidade de Pelotas na exposição. Foto: Bruna Farias/Em Pauta

Por Bruna Farias/ Em Pauta

Trazendo uma imersão histórica, a mostra “Memórias Reveladas: Lendas e Verdades Pelotenses” do 4 Galeria de Arte e Café, mistura fotografias, vídeos e áudios que contam sobre a história e as lendas de Pelotas. Organizada pelo fotógrafo Wiliam Clavero, o pesquisador e historiador Nikolas Corrêa e a professora de história Suéllen Cortes, conhecida como Profº Suka, a exposição tem curadoria de Mariana Rachinhas e fica em exibição gratuita até final do ano no 4 Galeria, localizado na rua Santos Dumont, nº 125

Visando gerar mais conhecimento e visibilidade para o passado da cidade, a ideia da exposição surgiu quando a curadora da mostra e dona do 4 Galeria, Mariana Rachinhas, percebeu que os túneis subterrâneos do local sempre geram curiosidade nas pessoas: “A galeria está localizada em um lugar histórico da cidade e sempre tiveram muitos mitos e lendas ao redor dela, então eu sempre quis trazer uma exposição que tivesse um contexto teórico sobre a história e os mitos de Pelotas”. A partir dessa percepção, Mariana convida Nikolas, William e Suka, com quem já havia trabalhado anteriormente e também nutrem o mesmo interesse de realçar as singularidades de Pelotas.

Os idealizadores da exposição: Mariana Rachinhas; Wiliam Clavero; Nikolas Corrêa e Suéllen Cortes. Foto: Bruna Farias/Em Pauta

A exibição conta com mais de 100 fotografias em preto e branco e em tons de sépia, remetendo ao sombrio, e mostram os detalhes dos prédios históricos da cidade que passam muitas vezes despercebidos na correria do dia a dia. Para o fotógrafo das obras, Wiliam Clavero, é importante que a sociedade preste mais atenção à arquitetura e cultura encontrada nos prédios. “É importante que a sociedade na totalidade tenha um interesse para saber porque um prédio está fechado, porque o outro não está; porque esse foi restaurado, porque o outro não foi. E é se importando com essas questões, fazendo que isso acabe sendo fomentado, que a gente consegue uma Pelotas com mais prédios arquitetônicos abertos e em funcionamento para a sociedade pelotense”, relata Clavero.

Algumas das fotografias de Clavero que estão em exposição e mostram os detalhes arquitetônicos.

Paralelo às fotografias, áudios com a narração e falas de Nikolas Corrêa podem ser ouvidos na parte secundária da exposição, que aborda lendas e mitos da cidade. “Eu venho de uma família de muitos contadores de história. E é muito bonito quando a gente consegue preservar as narrativas de forma oral, passando adiante e valorizando isso”, conta Nikolas, que há mais de 10 anos pesquisa sobre a história de Pelotas e, desde 2019, compartilha curiosidades e histórias no Instagram com o Pelotas Antiga

No ano passado, inspirado pelo Porto Alegre Mal Assombrada, Corrêa deu início ao tour Pelotas Mal Assombrada, onde os participantes percorrem as ruas da cidade enquanto Nikolas explora lendas e fatos históricos que aconteceram em Pelotas, visando trazer uma reflexão, que também é abordada na exibição Memórias Reveladas: Lendas e Verdades Pelotenses: “Quem somos nós como seres humanos enquanto estamos em Pelotas? Eu acho que a nossa vivência gera essas perguntas, porque, ao mesmo tempo que a gente constrói a cidade, ela nos constrói”, afirma.

Além disso, a produção audiovisual de Suéllen, a Profº Suka, ajuda a resgatar o contexto e histórias da cidade que se entrelaçam com as fotos de William. Suka começou a fazer vídeos informativos para as redes sociais ao ver que muitas pessoas não conheciam a história e a cultura pelotense. “Eu sou professora de história e eu vi que tinha uma demanda dos meus alunos que não viviam e não conheciam a sua própria cidade. E foi por isso que comecei a fazer os vídeos, porque se tu não conhece a cidade, tu desconhece a tua própria história e tu não cuida, tu não preserva, tu não te relaciona com aquilo, né?”, declara a professora.

https://wp.ufpel.edu.br/artenosul/2024/09/24/pelotas-mal-assombrada-um-passeio-pelo-desconhecido/

Outras atividades relacionadas à exposição, como rodas de conversa e oficinas, também estão programadas para acontecer ao longo do período de exibição. “A gente vai fazer várias atividades relacionadas para movimentar a questão histórica e cultural da cidade. É importante dar visibilidade ao que a gente tem de melhor, que é a nossa história, a nossa cultura, a nossa arte”, ressalta Mariana. 

A visitação à exibição Memórias Reveladas: Lendas e Verdades Pelotenses é gratuita e pode ocorrer aos sábados e domingos, das 14h às 21h, e de quarta a sexta-feira, das 9h às 20h, no 4 Galeria de Arte e Café. Mais informações sobre a exposição podem ser encontradas nas redes sociais do 4 Galeria @4galeria.co

Comentários

comments

Você pode gostar...