Exercício físico é bom em qualquer idade

Por Karina Vaz

Todos nós deveríamos reservar pelo menos 40 minutos do dia para realizar atividades físicas.  Inclusive as crianças. Sim, isso mesmo, exercícios físicos na infância são fundamentais. Pois estimulam a coordenação motora, evitam a obesidade infantil e futuras doenças crônicas, como hipertensão e diabetes.

Segundo o professor de educação física, Jair Junior, as práticas saudáveis devem começar em casa, pois a família é o primeiro ciclo social da criança. Logo depois a escola passa a proporcionar as primeiras atividades em conjunto. O objetivo é incentivar desde cedo diversas práticas para que elas sejam reproduzidas na vida adulta. “Se a criança tiver pais sedentários, a possibilidade de elas se tornarem sedentárias são muito grandes”, explica.

(Foto: Fotolia)

(Foto: Fotolia)

Se observarmos o cenário brasileiro – mesmo de uma forma tímida –  alguns centros já estão se especializando em atividades físicas para as crianças. De acordo com Junior, os níveis alarmantes de obesidade infantil, hipertensão e diabetes, doenças que até alguns anos atrás atingiam apenas adultos, fizeram com que os profissionais possuíssem maior preocupação com a saúde das crianças.

A alimentação é outro ponto importante em que a família deve se preocupar. Na verdade, de acordo com a nutricionista Cláudia Roberta Ladeira, não adianta só a prática de exercícios físicos se a criança não possui uma alimentação regulada. Esse tipo de comportamento pode até acabar frustrando os pequenos que se empenham em uma área e não conseguem enxergar bons resultados. “As atividades físicas e alimentação caminham juntas. O resultado não é exitoso se não tiver ambas”, diz.

Que tipo de exercício as crianças podem praticar?

Conforme o professor de educação física, Jair Junior, a criança pode realizar qualquer tipo de exercício, desde as práticas esportivas como: correr, pular corda, jogar futebol, saltar, etc; até atividades mais específicas, como exercícios de força, agilidade e flexibilidade. No entanto, ele salienta que esses exercícios devem ser sempre acompanhados por um profissional. “Assim como os adultos as crianças devem sempre seguir o aconselhamento de um professor. Para que os exercícios não causem um problema”, diz.

Crianças podem fazer academia?

Tendo em vista bem mais a aparência física, algumas crianças começam a frequentar academias, mesmo antes de entrar na pré-adolescência. O objetivo delas, geralmente, é tentar se enquadrar em algum padrão estético. Segundo Junior, toda e qualquer atividade física, desde que bem planejada, não tem idade.  “O importante é começar a praticar alguma atividade física, de preferência a mais prazerosa”, ressalta.

Comentários

comments

Você pode gostar...