Estudantes de jornalismo conversam com professor da Unisinos e editor do Sul 21

Por Jessica Gebhardt e Pedro Henrique Krüger

Ontem à noite (27) chegou ao fim o 5º Seminário de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). No campus Anglo, o jornalista e editor do portal Sul 21, Milton Ribeiro, e o professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Jairo Getúlio Ferreira, palestraram e conversaram com os estudantes.

Foto: Daniel Correa

O professor Jairo abriu a noite dizendo que falaria como professor, não como jornalista. Ainda abordou algumas teorias e o modelo canônico emissor-receptor/produção-consumo.  Segundo ele, a sociedade caminha à midiatização e esse eixo midiatização representa os “espaços de interface”, espaços que focam o contato. Como exemplo, citou os comentários feitos na rede social Facebook, que são resultado de um “consumo produtivo” e a rede social, no caso, é o “espaço intra-midiático”. Comentou ainda sobre a “crise dos territórios” originada por essa midiatização, pois esta coloca em contato territórios constituídos em processos históricos. Contato que antes não acontecia.

Já o jornalista Milton Ribeiro levou ao debate o ponto de vista prático do jornalismo e afirmou que o Sul 21 é “um portal à esquerda” formado por 12 pessoas. Segundo ele, o portal tem, em média, de 30 a 50 mil acessos por dia e o tempo médio de leitura por página é de dois minutos e meio. Comentou ainda que muitas pessoas enxergam o Sul 21 como uma resposta à RBS. Para ele, isso “é uma fantasia”, pois as diferenças estruturais e financeiras não permitem uma competição justa. Por isso o Sul 21 busca, segundo Milton Ribeiro, trabalhar com pautas que não são veiculadas pela RBS, como os movimentos sociais, e noticiar de outra forma as informações repassadas pela emissora filiada à Rede Globo.

O encontrou encerrou o 5º Seminário de Jornalismo da UFPel, que teve como tema “O papel do jornalismo na formação da cidadania”. No primeiro dia, os estudantes conversaram com a jornalista da Agência Livre para Informação, Cidadania e Educação (ALICE), Rosina Duarte, e com a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Ilza Maria Tourinho Girardi.