Documentos Google: A Plataforma de Trabalho do Futuro
Do empresarial ao acadêmico: A suíte de aplicativos Google Documentos foi feita para todos os públicos.
Por: Felipe Madeira e Rayssa Natale
Foi-se o tempo em que precisávamos comprar softwares para uso de ferramentas básicas. O Pacote Office da Microsoft, atravessou gerações ganhando o carisma e tornando-se, apesar dos problemas de compatibilidade entre versões, uma das melhores opções de ferramentas de trabalho. Contudo, devido ao elevado valor de mercado para o uso do software, popularizaram-se plataformas como BrOffice, que se trata de uma suíte para escritório gratuita e de código aberto OpenOffice.org; A mesma ficou famosa por oferecer os mesmos recursos da suíte da Microsoft, porém sem cobrar por isso. O problema, portanto, foi a limitação de trabalho e entraves já conhecidos por usuários da concorrência.
Mas, como o mercado é uma via de mão-dupla em constante fluxo, nada melhor para o ganho dos usuários do que uma concorrente de peso entrar na competição. E quem mais poderia entrar nesse tipo de mercado com pontos de inovação claros com a era da mobilidade web a qual vivemos? Google? Sim, a Google.
Tudo começa por meados de outubro de 2006, quando a Big G. adquire o Youtube e lança dois aplicativos on-line, com a rotulação de BETA (ainda em desenvolvimento e fase de testes), Os Aplicativos Docs & Spreadsheets (atualmente chamados de Documentos e Planilhas), sendo ambos uma reformulação do Writely, adquirido em março do mesmo ano, a priori não passavam de meros editores e criadores online de arquivos, contudo, muita coisa ainda estava por vir.
Em setembro de 2007, a Google adicionou o aplicativo Apresentações de Slides à plataforma, mas somente em julho de 2009 a mesma retirou o rótulo “Beta” das versões doméstica e empresarial do Google Documentos, juntamente com o Gmail, o Google Agenda e o Google Talk. Julho também guardava uma novidade de caráter importantíssimo para o futuro do Google Docs: o anúncio de desenvolvimento do Google Chrome OS, um sistema operacional leve e de código aberto, estruturado totalmente na nuvem, inicialmente direcionado a laptops.
Em agosto de 2011 com o lançamento do acesso off-line ao Gmail, Agenda e Documentos aos usuários do Google Chrome, a suíte ganhou visibilidade, mas foi em abril de 2012 quando a empresa lançou o Google Drive, permitindo a criação, compartilhamento e colaboração, juntamente com o armazenamento de arquivos pessoais, incluindo vídeos e fotos, que o Google Documentos se popularizou. Afinal, agora com o Drive era possível realizar tudo em nuvem, sem sequer a necessidade de arquivo.
Bem. É aqui que tudo começa. Minha indicação de software é a suíte Google Docs, com uso totalmente em nuvem. Vamos lá:
O Google Doc’s é uma suíte composta atualmente pelos aplicativos: Documentos, Planilhas, Apresentações e Formulários. Tenho feito uso dessas ferramentas há pelo menos três meses e apresentarei alguns dos muitos pontos positivos em aderir ao serviço.
- Acesso em qualquer lugar e a qualquer hora.
Acesse, crie e edite documentos no computador, tablet ou smartphone, mesmo sem conexão à internet. Com o salvamento do arquivo no Google Drive e a disponibilidade do arquivo em off-line é possível produzir conteúdo para só ser atualizado a nuvem quando houver uma conexão.
- Produza em Parceria.
Trabalho simultâneo em um mesmo documento, através do compartilhamento com qualquer pessoa. Edição em tempo real com possibilidade de comentários linkados à modificação. Possibilidade de Bate Papo. Ótimo recurso para trabalho em equipe. É possível compartilhar os arquivos em modo de edição ou somente visualização.
- Esqueça o botão “Salvar”
Talvez, ao meu ver, o mais interessante dos recursos. Com ele, nenhuma queda de energia elétrica ameaça o trabalho. Todas as alterações são salvas à medida em que são feitas no arquivo. É possível ver o histórico de revisões com acesso à versões mais antigas do mesmo documento, classificadas por data e com o nome de quem fez.
- Diversos Recursos
Com o auxílio de complementos, é possível expandir ainda mais a capacidade do Google Docs. Etiquetas e Crachás, podem ser feitas a partir do complemento Avery Label Merge.
- Insights instantâneos
No Planilhas é possível, a partir do painel “Explorar”, ter uma visão geral de resumos informativos, dados e uma seleção de gráficos pré-preenchidos.
- Gerenciamento de Dados
No Formulários é possível o gerenciamento de dados a partir da coleta de opiniões obtidas dentre a um formulário enviado via email. Escolha entre várias opções de perguntas, de múltipla escolha a listas suspensas e escalas lineares.
- Organização e Análises.
As respostas às pesquisas são coletadas de forma organizada e automática no Formulários, com informações e gráficos em tempo real. É possível ainda visualizar tudo no Planilhas.
- Digitação e Formatação por Voz.
Ainda em desenvolvimento e apresentando diversos bugs, essa é uma ferramenta que, com o aprimoramento, será interessantíssima dentre a expansão da portabilidade.
O que preciso?
Uma conta Google. Uma única conta que lhe dará acesso a todos os serviços Google, bem como 15 Gb de armazenamento em nuvem.
Crie uma Conta Google.
Experimente o Google Documentos.
É válido lembrar que a Google foi a precursora na portabilidade em criação, edição e compartilhamento de documentos. Com isso, a Microsoft passou a oferecer recursos parecidos em sua suíte Office a partir do Microsoft Office 2010.
Experimente o Google Doc’s e nos dê um feedback aqui nos comentários sobre o que você achou da suíte que a cada dia ganha mais usuários.
Fontes: