Divulgando o cinema nacional

Por Estevan Garcia

O festival Frisson, que propôs divulgar produções brasileiras, teve grande público

Você sabe o está rolando no cenário cinematográfico nacional? Sabe quais curtas e longas metragens foram e estão sendo produzidos no Brasil? Para responder essas duvidas foi realizado o “Frisson-Panorama de Cinema”, que ocorreu no prédio da Lagoa Mirim, entre os dias 13 e 17 de abril.

A amostra foi promovida pelos alunos dos cursos de cinema e relações internacionais, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Lucas Sá e Guilherme Lucas. A ideia dos realizadores do evento foi a divulgação das produções nacionais que, pela dificuldade de distribuição, muitas vezes acabam não chegando à maior parte da população. A cada dia de evento, foram passadas produções que abordam temáticas variadas.

Na estreia foi passado o filme “Ventos de Agosto”, produzido em 2014, por Gabriel Mascaro. No filme, um pesquisador de sons de ventos chega a uma pequena vila costeira. Sua chegada causa grande impacto na relação de dois jovens, moradores do local, Shirley e Jeison. Além desse, foram vários filmes como: “Nova Dubai”, “Casa Forte”, “Amor, Plástico e Barulho”, “Brasil S/A”, entre muitos outros.

A estudante de cinema, Nathália Gotardo, contou que participou de quatro dias de evento, e que em todos os dias que esteve presente pode observar que a aceitação do público foi grande. “Alguns dias lotaram o auditório e tinha gente sentando até no chão, em outros a maioria das cadeiras estavam ocupadas”, afirma. A estudante relata que gostou muito da amostra, e que ela cumpriu seu objetivo. “O Frisson trouxe filmes que não chegam ao nosso meio, que foram exibidos mais em festivais do que de forma comercial“.

Para mais informações e dicas de filmes que passaram no festival acesse o site www.panoramafrisson.wix.com ou pelo Facebook “Frisson – Panorama de Cinema de Pelotas”.

Veja a entrevista dos organizadores para a agência Maria Bonita Comunicação

Comentários

comments

Você pode gostar...