Da beira da praia ao fundo do mar

Exposição de empalhados é uma doação da família de Maximiano Cirne para a UFPEL

Por Vanessa Oliveira / Em Pauta

O Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), abriu nesta quinta-feira (23) a exposição “Da beira da praia ao fundo do mar: Conchas e Crustáceos da Coleção Maximiano Cirne.”

Maximiano Cirne foi um importante biólogo, pesquisador e professor pelotense. Com doutorado em biologia pela Universidade de León (Espanha), Maximiano atuava na área de zoologia, com ênfase em manejo e conservação de aves, trabalhando principalmente com bioecologia e comportamento.

Sua vida profissional foi dedicada à educação, tendo lecionado durante 35 anos na Universidade Católica de Pelotas (UCPEL) nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas de Bacharelado em Ecologia, contribuindo na formação de diversos profissionais da área. Ao longo de sua vida, formou uma coleção de história natural que foi doada ao Museu após o seu falecimento, que ocorreu em 2019.

Embora a coleção da exposição “Da beira da praia ao fundo do mar: Conchas e Crustáceos da coleção Maximiano Cirne” apresente apenas itens ligados à fauna marinha do acervo profundo, ele reuniu em seu acervo outras tipologias de animais preservados de diferentes formas, como mamíferos e répteis, mostrando para a comunidade parte da Biodiversidade desse ecossistema e sua importância.

A exposição poderá ser visitada de 23 de março a 27 de maio, de segunda a sábado das 13h às 18h30min. O Museu Carlos Ritter fica na Praça Coronel Pedro Osório, 01. A entrada é gratuita.