Mulheres ao volante: já são 35% dos motoristas habilitados no RS

Estado tem 16,8% mais mulheres habilitadas em janeiro de 2023 do que no mesmo mês em 2018

Em janeiro de 2023, foram 1,9 milhões de mulheres habilitadas no Rio Grande do Sul (Arte: Carro Esporte Clube – CEC)

Por Brenda Pacheco / Em Pauta

Seja para realizar o sonho de dirigir ou para entrar no mercado de trabalho de transportes, as mulheres estão em busca do seu lugar ao volante. De acordo com dados do Registro Nacional de Condutores Habilitados (RENACH), em janeiro de 2023 foram contabilizadas 1,9 milhões de motoristas mulheres habilitadas, o que representa 35% do total registrado naquele mês entre homens e mulheres.

Quem passou a fazer parte do grupo das habilitadas é a lojista Andressa Andreolla, recém aprovada no exame prático, que garantiu sua habilitação para dirigir. Ela conta, com emoção, que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um sonho realizado que representa uma conquista e a sua força como mãe e mulher. “Quando se tem um filho, temos que nos esforçar dez vezes mais para conciliar as coisas e lembrar que nós, como mulheres, existimos e precisamos lutar pelas nossas coisas”, conclui.

Assim como ela, diversas mulheres buscam na CNH um caminho para a liberdade de decidir a rota da própria vida. Ana Paula Afonso começou sua carreira como instrutora prática em um Centro de Formação de Condutores (CFC) de Rio Grande há nove anos. Foi depois de desligar-se da loja de motos onde trabalhava que procurou pelo CFC para fazer o curso e trabalhar como instrutora. Entre nove cursistas ela era a única mulher.

 “Eu acredito que antigamente tinha o conceito de que mulheres tinham que ficar em casa cuidando dos filhos e do marido e, com isso, muitas não eram incentivadas a pegar um carro”, conta Ana Paula. Ela revela que a presença feminina se torna cada vez mais frequente nas aulas de direção e defende a autonomia das mulheres na conquista da CNH e na condução de qualquer veículo. “Nós temos o direito de ir e vir, nós podemos”, aponta.

A história das mulheres com os automóveis começou há bons anos, quando surgiam ainda os primeiros modelos daqueles veículos que, hoje, fazem parte do nosso cotidiano. Bertha Benz, por exemplo, ficou conhecida como a “mãe do automóvel” por ter realizado a primeira viagem de automóvel da história, lá em 1888. O vídeo da Mercedes-Benz abaixo mostra a contribuição de Bertha para a indústria automobilística: 

No ano seguinte, na França, a duquesa Anne d’Uzés tornou-se a primeira mulher do mundo a obter habilitação para dirigir, sendo também a primeira a receber uma multa por excesso de velocidade por trafegar a 15 km/h em uma via com limite de 12 km/h. Já no Brasil, a habilitação feminina teve início em 1932, na cidade de Vitória, Espírito Santo, com as pioneiras Maria José Pereira Barbosa Lima e Rosa Helena Schorling.

 

Comentários

comments

Você pode gostar...