Estreia do espetáculo Bitch lota a sala preta

A performance teve sua primeira estreia internacional e agora é ressignificada através da dançarina Maria Falkembach

Por Eduarda R. Saraiva / Em Pauta

Alexandra Garcia e Maria Falkembach. – Foto: Josiane Franken

Na  noite de 24 de março, a Sala Preta do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebeu a estréia do espetáculo solo Bitch, dirigido e criado pela dançarina Alexandra Dias e performado pela dançarina Maria Falkembach.

Bitch foi criado pela diretora durante seu doutorado e teve sua primeira estréia no Reino Unido quando a própria Alexandra incorporou essa figura alegórica da cadela, um ser antropofágico que devora algo ou alguém.

A transmissão do solo para outro corpo, agora da dançarina Maria Falkembach, foi pensado ainda durante a criação. A diretora Alexandra afirma que um solo não precisa ser algo fechado na pessoa que concebe sua ideia original, para a artista apesar do nome “solo”, a performance precisa de uma grande equipe e por isso nunca se está só.

Ao performar Bitch, a dançarina Maria, fez algumas modificações na trilha sonora, coreografia e principalmente naquilo que é devorado pela sua interpretação da cadela. A sua escolha foi uma porta bandeira que carrega a bandeira do Brasil, a ideia vem da admiração da dançarina pela figura da porta bandeira e escolheu ainda a bandeira do Brasil, devido ao roubo da mesma nos últimos 4 anos.

Cadela porta-bandeira. – Foto: Josiane Franken

Após a estréia do espetáculo, a diretora e dançarina abriram espaço para perguntas e comentários. O público teceu diversos elogios a performance e a trilha sonora escolhida. As músicas mostravam muito da brasilidade, eram sambas, funks e até um samba-enredo original feito pela Maria e seu marido.

O solo Bitch faz parte da Trilogia Antropofágica desenvolvida por Alexandra, com outros dois espetáculos que tiveram suas estreias no ano de 2022 pela Companhia OUTRO Dance. As outras duas performances, Cães e Animal Noturno, devem voltar aos palcos ainda esse ano, a diretora afirma ainda que um novo espetáculo já está sendo desenvolvido pelo grupo.

Alexandra Garcia e Maria Falkembach. – Foto: Josiane Franken

As apresentações encerram nos dias 31 de março e 1º de abril, ambas as sessões serão às 20 horas na Sala Preta do Centro de Artes. Os ingressos podem ser adquiridos através do formulário.