Curso prepara moradores do Capão do Leão gratuitamente para o ENEM

por Igor Vianna e Luciano Coelho

Um trabalho voluntário, realizado por diversos jovens, prepara gratuitamente moradores do município de Capão do Leão para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Curso Popular Up, que faz parte do Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior (Paiets), da Furg, funciona diariamente até as vésperas do Enem.

A ideia de realizar o curso, que acontece no bairro Jardim América, surgiu em 2013 e partiu de jovens estudantes das Universidades Federais de Pelotas e Rio Grande. Os motivos para realizar o curso vão desde a falta de preparatórios para o Enem em Capão do Leão até a vontade de proporcionar um espaço gratuito, que, além de passar conteúdo, contribua para o crescimento dos cidadãos e da comunidade local.

Curso Popular Up. Imagem: Divulgação

Curso Popular Up.
Imagem: Divulgação

O curso tem aulas diariamente e aborda todas as disciplinas das quatro áreas que são exigidas no Enem. Parte dos professores são alunos de licenciatura, que aproveitam o espaço para ganhar experiência, enquanto outros já são formados, mas colaboram como uma forma de retribuição pelo ensino recebido na Universidade Pública. “Faço parte do curso por compreender que só foi possível realizar o meu sonho de me formar em História porque fui mantido na universidade pelo povo brasileiro, a maioria trabalhadores, a partir de suas contribuições através dos impostos”, falou Douglas Ferreira dos Santos, graduado em História.

Este já é o terceiro ano do Up no Capão do Leão e a aprovação nas duas primeiras provas do Enem foi de 90%. Segundo os estudantes aprovados, a iniciativa foi fundamental para o ingresso deles na universidade. “O curso teve importância determinante para atingir uma boa pontuação, o que possibilitou o acesso à faculdade. E o fato de ser gratuito favorece demais para a comunidade local”, comenta o ex-aluno, Adriano Jaques.

Douglas Ferreira dos Santos é professor de História. Imagem: Acervo pessoal

Douglas Ferreira dos Santos é professor de História.
Imagem: Acervo pessoal

Biblioteca

Em 2014 o curso teve a iniciativa de fazer uma campanha para arrecadar livros de literatura que pudessem contribuir para a preparação dos alunos. Em uma semana, 184 livros foram doados e o Up passou a contar com uma biblioteca móvel, que regularmente é levada até os estudantes.

Segundo Luana Jacobsen, responsável pela biblioteca: “A ideia é propiciar o contato com a cultura, bem como trabalhar o vocabulário dos estudantes. Os educandos aprovaram a ideia”.