Copa Seu Verardi entra em sua fase decisiva

Por Luís Artur Janes Silva 

Nesta quinta, dia 17 de outubro, dois jogos marcaram o encerramento da fase inicial da Copa Seu Verardi, campeonato organizado pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que reuniu 20 equipes neste primeiro momento. Grêmio-B e Avenida (3×0) e São José e Lajeadense (1×0) foram as partidas que complementaram a última rodada da etapa classificatória do certame.

Os vencedores da Copa Seu Verardi terão vaga garantida no Campeonato Brasileiro da Série D de 2020 e na Copa do Brasil do ano que vem. O campeão da Copinha poderá escolher a competição que disputará.

Os vinte clubes que disputaram a primeira fase da Copa Seu Verardi foram divididos em quatro grupos, compostos por cinco equipes. No Grupo A, tivemos a presença do Esporte Clube Pelotas, que enfrentou o Cruzeiro de Cachoeirinha, o Bagé, o Doze Horas (Porto Alegre) e o União Harmonia (Canoas). O Grupo B foi composto pelo Aimoré, Inter-B, Novo Hamburgo, Real (Capão da Canoa) e Novo Horizonte (Esteio). Já o Grupo C teve Grêmio-B, Caxias, São José, Lajeadense e Avenida. Finalmente, o Grupo D reuniu São Borja, Gaúcho, Santo Ângelo, Cruz Alta e Nova Prata.

Nas próximas linhas teremos um apanhado do que foi a primeira fase da Copinha e, também, os jogos das oitavas de final do certame, que marcarão o início da fase decisiva da Copa Seu Verardi.

Jogadores do Pelotas querem o título da Copa Seu Verardi. Imagem: Tales Leal/ECP.

GRUPO A

Na chave que teve a presença do Pelotas, o equilíbrio foi a tônica. Lobo, Bagé e Cruzeiro sobraram em relação a Doze Horas e União Harmonia, clubes que debutaram no futebol profissional no ano de 2019. O Doze Horas tinha disputado a Terceirona gaúcha desta temporada, enquanto o União Harmonia fazia a sua estreia na Copa Seu Verardi. O resultado dessa miscelânea de clubes foi o desnível técnico entre o “trio de ferro” e as agremiações de menor estrutura.

 

DESTAQUES DO GRUPO A

O Bagé, treinado pelo folclórico Badico, surpreendeu os analistas que esperavam um passeio do Pelotas nesta chave. Organizado e aguerrido, o jalde-negro foi o time que fez o maior número de pontos na competição até agora (20). Além disso, o Bagé teve a melhor defesa da primeira fase, sofrendo apenas um gol e foi um dos dois clubes que terminou invicto a parte inicial do certame, ao lado do São Borja.

O Pelotas investiu pesado para tentar conquistar a Copa Seu Verardi e contratou o inexperiente técnico Felipe Endres, com passagem pelas categorias de base do Grêmio, para comandar o time que deveria ser o favorito do seu Grupo e, talvez, do campeonato. Mas quando a bola começou a rolar, o Pelotas não convenceu e acabou mostrando um futebol pouco inspirado. A solução para o impasse foi dispensar o excessivamente teórico Endres e contratar o pragmático Picoli, que assumiu o comando da equipe na penúltima rodada da primeira fase.

O áureo-cerúleo assustou sua torcida com o fraco aproveitamento que teve diante de Bagé e Cruzeiro, os outros times fortes do Grupo. Em quatro jogos contra estes adversários, o Lobo triunfou apenas uma vez. O destaque do Pelotas foi o ataque, que anotou 17 gols, ficando entre os quatro melhores da Copinha. Giovane Gomez marcou seis vezes e foi o vice-artilheiro da fase inicial da Seu Verardi.

O Cruzeiro acabou na terceira posição do Grupo A e preocupou a sua torcida porque não conseguiu vencer os dois principais adversários da Chave. A equipe empatou uma e perdeu a outra partida que fez contra Pelotas e Bagé, sendo batida pelo jalde-negro em plena cidade de Cachoeirinha. As duas goleadas sobre o União Harmonia e as vitórias contra o Doze Horas foram formalidades que não animaram o desconfiado torcedor cruzeirista, já decepcionado pela fraca produção na Divisão de Acesso, disputada no começo da temporada. Mesmo com a campanha nada empolgante, o Cruzeiro aposta no artilheiro João (5 gols) como o seu diferencial.

O Doze Horas foi o “patinho feio” do Grupo A, pois classificou-se em quarto lugar numa Chave formada por cinco times. A equipe de Porto Alegre, que mandou seus jogos em São Leopoldo, pontuou apenas contra o União Harmonia, vencendo uma vez e empatando outra. As seis derrotas diante de Pelotas, Bagé e Cruzeiro, transformam o Doze Horas, do bom centroavante Lucas (2 gols), em coadjuvante nas oitavas de final e provável presa fácil para o São Borja, uma das melhores equipes da competição. Já o União Harmonia pagou o preço do noviciado, fazendo a pior campanha do campeonato (1 ponto em 8 jogos). Além disso, foi o pior ataque da Copinha (1 gol) e a defesa mais vazada (27 gols). O único gol do time aconteceu na despedida, diante do Pelotas, quando Leléu anotou o tento de honra da equipe, que foi derrotada por 5×1, na quinta goleada sofrida em oito jogos.

 

DESTAQUES DO GRUPO B

Este Grupo teve o maior número de gols da primeira fase. Foram 66 tentos anotados. O Aimoré de Matheus, o artilheiro máximo da competição, com nove gols, se destacou no quesito vitória por placar elástico. O Índio Capilé, que teve o melhor ataque da etapa inicial (22 gols), aplicou quatro goleadas. Todos os times da Chave sofreram pelo menos uma derrota por larga diferença de gols diante do time de São Leopoldo. Vice-campeão da Copinha de 2017, o Aimoré é candidato ao título deste ano, mas precisa tomar cuidado com a queda de produção que teve nas rodadas finais da primeira fase. Afinal, nas duas últimas partidas que disputou empatou uma e perdeu outra.

O Inter-B foi a equipe que chegou mais perto da eficiência do Aimoré. Utilizando a Copinha como laboratório para os jovens que saem da base, o Inter se destacou por ter um ataque produtivo (17 gols) e com muitas opções de artilheiros. Ao todo, 12 jogadores colorados anotaram gols no campeonato.

O Novo Hamburgo teve um início de competição desastroso, pois foi goleado pelo Aimoré na estreia (5×0) e depois empatou com o Real (1×1). A equipe começou a embalar na terceira rodada, quando ganhou do Inter-B (1×0). Assim, apesar da  irregularidade apresentada, o Noia quer fazer valer a sua tradição e espera melhorar o seu rendimento na fase quente do campeonato. As esperanças de reação recaem nas costas do goleador Luan, autor de cinco tentos até agora.

O Real quer apagar a péssima imagem que deixou na fase inicial da Copa Seu Verardi e tentará relembrar o time que eliminou o Pelotas, nas oitavas de final da Copinha do ano passado. Beneficiado pela perda de pontos sofrida pelo Novo Horizonte, o Real venceu apenas uma partida no campeonato, após ficar sem triunfos nos cinco primeiros jogos que disputou. Com um ataque dependente das inspirações de Osmar e João (3 gols cada), a equipe do litoral norte sonha com a possibilidade de desclassificar outro grande favorito (Inter-B).

O Novo Horizonte até fez por merecer melhor sorte no certame, afinal, venceu duas partidas contra uma do Real. Mas a perda de pontos no tapetão, anularam os esforços de uma equipe que mesmo tendo perdido quatro partidas consecutivas em determinado momento da primeira fase, ainda assim, foi o único time que bateu o Aimoré na Copinha (3×1). Na realidade, faltou poder de fogo ao ataque que anotou sete gols, marcados por sete jogadores diferentes.

 

DESTAQUES DO GRUPO C

O Grupo C foi o mais equilibrado da fase inicial da Copa Seu Verardi. Contando com dois times que disputaram o Campeonato Brasileiro da Série C (Caxias e São José), o atual campeão da Copinha (Avenida) e Grêmio-B, esta Chave teve bastante emoção e alguma qualidade técnica.

O São José aproveitou-se da experiência que adquiriu ao participar de um campeonato nacional e fez uma campanha segura, que rendeu o título do Grupo, garantido na rodada derradeira da fase. Mesmo sem ter marcado muitos gols, o Zequinha fez bons jogos baseando-se no seu poder defensivo, pois sofreu apenas 7 gols. Encaixado, o São José conta com os artilheiros Rafa, Tiago e Gustavo Xuxa, que marcaram dois gols cada. Além disso, a arma secreta é o goleiro Fábio Rampi, que fez um gol no campeonato.

O Caxias garantiu sua vaga sem sustos ao emendar três vitórias consecutivas no início da Copinha. Mesmo irregular após o começo fulminante, ainda assim, o Grená da Serra está entre os favoritos da Copa Seu Verardi. Este favoritismo está baseado na experiência do plantel do Caxias. Capitaneado por Michel (4 gols) e Márcio Jonatan (3 gols), o time serrano espera conquistar mais um caneco para sua galeria.

O Grêmio-B teve um péssimo início de Copa Seu Verardi. Perdeu as três primeiras partidas que disputou, mas a recuperação avassaladora, com quatro vitórias nos últimos cinco jogos, habilitaram o Tricolor às oitavas de final do campeonato. Com um grupo de jogadores jovens, a força da equipe está no rodízio de artilheiros. Afinal, onze jogadores marcaram gols pelo Grêmio nesta Copinha.

O Lajeadense firmou uma parceira com as categorias de base do Juventude e esperava uma campanha mais consistente. O quarto lugar do Grupo C, com apenas 8 pontos conquistados, deu um sabor amargo à classificação do time. Após um começo promissor, com vitória sobre o Grêmio-B (4×2), o time de Lajeado decepcionou, obtendo apenas mais um triunfo nos sete jogos restantes da competição. Na próxima fase, a torcida alviazul espera que o artilheiro Wallace (4 gols) esteja iluminado e seja o diferencial da equipe.

O Avenida foi a grande decepção da Copinha. A equipe de Santa Cruz do Sul, rebaixada no Gauchão, também foi mal na competição regional do segundo semestre. Além disso, o clube tinha sido campeão da Copinha no ano passado e a desclassificação prematura nesta temporada surpreendeu muita gente. O Avenida venceu apenas uma partida na competição, justamente no clássico regional, contra o Lajeadense (1×0). Após este resultado, o time não venceu mais, chegando aos seis jogos de jejum. O segundo pior ataque do campeonato marcou apenas três gols.

 

DESTAQUES DO GRUPO D

Uma grande disputa entre São Borja e Gaúcho foi a grande característica do Grupo D. As duas equipes deram qualidade ao Grupo que teve menos gols na fase inicial da Copa Seu Verardi.

O São Borja terminou invicto na primeira fase da Copinha. A segunda melhor campanha do certame consolou a torcida, que estava ressabiada após o rebaixamento na Divisão de Acesso. Com poucos gols anotados (10), o time missioneiro foi muito bem na defesa, sendo vazado apenas quatro vezes. Jajá (4 gols) e Laion (3 gols) são os craques da equipe da Terra dos Presidentes e enchem a torcida de confiança.

O Gaúcho, que foi vice-campeão da Copinha de 2018, espera dar o passo adiante neste ano. Invicto nas últimas cinco partidas que disputou na fase inicial da Copa Seu Verardi, o Gaúcho derrapou contra o São Borja, perdendo uma e empatando a outra com o adversário. Mesmo assim, a equipe de Passo Fundo ficou apenas um ponto atrás do São Borja na tabela de classificação do Grupo. Natanael e Gabriel (3 gols) são os destaques do Verdão do norte do Estado.

O Santo Ângelo fez uma campanha mediana apesar dos treze pontos que somou na etapa inicial da Copinha. Esta impressão deveu-se ao fato de que o time não conseguiu vencer os confrontos diante de São Borja e Gaúcho. Ao todo, foram 2 empates e 2 derrotas. Além disso, o ataque mostrou pouca eficiência, pois anotou apenas oito gols na competição. Everton e Padel foram os artilheiros da equipe, marcando apenas dois gols cada.

O Cruz Alta, que será o adversário do Pelotas nas oitavas de final da Copinha, fez uma campanha fraca na etapa inicial do certame. A única vitória do time foi obtida no jogo final da fase, quando o Cruz Alta venceu o Nova Prata (1×0), no confronto direto pela última vaga do Grupo. Equipe modesta, o Cruz Alta acredita no entrosamento dos irmãos Renan (3 gols) e Luan (1 gol), que são responsáveis por dois terços dos gols anotados pela equipe.

O Nova Prata foi decepcionante nesta Copinha. A equipe da Serra fez apenas dois pontos e, junto com o União Harmonia, não conseguiu vencer na competição. O único fato positivo da campanha do Nova Prata consistiu no número de gols anotados. A equipe marcou cinco vezes, ficando na frente do classificado Doze Horas (4 gols), do tradicional Avenida (3 gols) e do estreante União Harmonia (1 gol). O artilheiro do Nova Prata foi Makelele, que marcou duas vezes.

 

OITAVAS DE FINAL – COPA SEU VERARDI – JOGOS DE IDA

Cruz Alta x Pelotas – 20/10 (Domingo) – 15 horas

Grêmio-B x Gaúcho – 21/10 (Segunda) – 15 horas

Lajeadense x Bagé – 20/10 (Domingo) – 18h30

Novo Hamburgo x São José – 20/10 (Domingo) – 15 horas

Cruzeiro x Aimoré – 20/10 (Domingo) – 15 horas

Santo Ângelo x Caxias – 20/10 (Domingo) – 15 horas

Real x Inter-B – 19/10 (Sábado) – 15 horas

Doze Horas x São Borja – 20/10 (Domingo) – 15 horas

Comentários

comments

Você pode gostar...