Copa ESEF- UFPEL de Judô tem inscrições abertas

Segunda edição do evento será realizada no dia 22 de novembro. Foto: Reprodução/Facebook

Em seu segundo ano, a competição reunirá estudantes universitários praticantes de judô.

Por Daniel Batista

O judô, segundo o site da Federação Internacional de Judô (IJF) foi criado por Jigoro Kano, em 1882, inspirado em formas tradicionais de combate, e passou a ser uma modalidade olímpica nos Jogos de Tóquio, em 1964, onde se tornou universal. Seguindo os ensinamentos da prática milenar, os praticantes da modalidade poderão participar, no dia 25 de novembro, da 2ª edição da Copa ESEF-UFPEL de Judô.

A competição, promovida pela Escola Superior de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal de Pelotas, teve início em 2016 e contou com a participação de estudantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Neste ano, a expectativa é de que estudantes e academias de outras universidades de todo o estado participem, “A competição vai reunir os universitários aqui da Região Sul, mas é aberto para universitários de outras regiões do estado também.”, conta Eduardo Merino, professor da ESEF“.

Competição reunirá estudantes universitários praticantes de judô. Foto: Daniel Batista/Em Pauta UFPEL

Além da competição, outro aspecto importante é a promoção da prática de atividade física e da modalidade olímpica. Além da integração entre os participantes. “A Copa ESEF- UFPEL de Judô é uma competição universitária para integrar os estudantes e para promover a atividade física, a melhora do condicionamento físico e a integração”, destaca.

A realização do torneio também é uma oportunidade para universitários oriundos de outras cidades praticarem o esporte. “É importante oportunizar para os alunos universitários, porque alguns são de outras cidades, de outros estados e já treinavam. Então essa é uma possibilidade de competir”, afirma o professor. As categorias disputadas serão: masculino, feminino, e todas desde o peso leve ao pesado, além do peso absoluto (todas as categorias).

As inscrições para o evento vão até dia 18 de novembro e, para os estudantes da UFPEL, podem ser realizadas diretamente na ESEF, ou por meio de mensagem a página do Judô Universitário enviando nome e a categoria que irá competir. Para estudantes de outras Universidades, as inscrições devem ser diretamente com o professor da respectiva academia, que deve enviar uma listagem com o nome e a categoria dos participantes. A Escola Superior de Educação Física da UFPEL está localizada na Rua Luís de camões, 625.

Mais informações no evento do Facebook.