Brasil completa 105 anos sonhando alto

Por: Jessé Krüger

No dia 7 de setembro é comemorado a Independência do Brasil. Mas, para os torcedores Xavantes, essa data tem outro significado. No dia em que o Grito do Ipiranga foi imortalizado, no ano de 1911 nascia o Grêmio Esportivo Brasil, a grande paixão de muitos pelotenses.

O clube, simbolizado nas cores vermelha e preta, viveu grandes alegrias, como a terceira colocação no Campeonato Brasileiro de 1985. Mas, também vivenciou grandes tristezas, vide o acidente que tirou a vida de Milar, Régis e Giovani Guimarães, em 2009. Porém, aos 105 anos, um sonho fica cada vez mais próximo de se tornar realidade. Um sonho que todo torcedor Xavante, jovem ou velho, anseia no seu interior: disputar a elite do futebol nacional.

O processo foi longo e árduo até chegar o ano de 2016. Após o acidente em 2009, o clube foi rebaixado da primeira divisão gaúcha para a segunda. Também deixou de disputar a Série C brasileira, acabando sem competição nacional no seu calendário. O cenário começou a mudar com a volta de Rogério Zimmermann, que reergueu a equipe. O que se viu foi uma sucessão de acessos. Primeiro para a elite gaúcha, em 2013, depois a conquista da vaga na Série D do Brasileiro, em 2014. Em 2015 o clube já disputava a Série C nacional, o que culminou com a classificação para a Série B do Brasileirão em 2016.

E a situação não poderia ser melhor. Nem o mais confiante dos rubro-negros imaginava um cenário como esse. Após mais da metade do Campeonato Brasileiro da Série B, o Brasil disputa uma vaga na Série A. E isso é muito, considerando o objetivo colocado pela diretoria e reforçado pelo técnico Rogério Zimmermann no início da competição: permanecer na segunda divisão brasileira. O clube não só cumpriu como está fazendo algo mais.

O sucesso, em grande parte, é devido a força que a equipe possui quando joga no Bento Freitas, seu estádio. E os seus torcedores fanáticos, que têm grande papel nesse desempenho, são só alegrias. “ O Xavante não poderia estar melhor, tem sido orgulho para todos os rubro-negros. Há poucos anos na Segunda Divisão Gaúcha, agora na Série B do Campeonato Brasileiro, é só felicidade”, comentou a torcedora Eduarda Zitzke(17). Octavio Badia(24) se mostra muito surpreso com o desempenho do clube e ainda com certo receio em relação a chance de disputar a Série A do ano que vem. “A gente tá disputando um lugar no topo da tabela, mas pra mim não é algo que esteja ansiando. Acho importante ter um período de consolidação na Série B, pra não dar um passo maior que a perna.” Já Maurício Medeiros(21), quer mesmo é disputar a maior competição nacional. “Estamos aos poucos retornando ao lugar que é nosso por direito. Nada é impossível para o nosso Xavante”, declarou o empolgado torcedor.

Mas, no meio da empolgação e felicidade, também existe espaço para lembrar aqueles que perderam a vida no acidente em 2009. Eduardo Menezes(32) vê um significado especial na campanha de 2016. “Ver o Xavante entre os primeiros colocados da Série B, pouco tempo depois da tragédia que abalou o clube, tem um significado diferenciado para nós torcedores. Na Baixada aprendemos que o futebol imita a vida. Vitórias e derrotas sempre existirão. O importante é como lidamos com cada situação. Acredito que a melhor forma de homenagear aqueles que dedicaram parte significativa de suas vidas ao Brasil é estar disposto a ir cada vez mais longe”, colocou o torcedor rubro-negro.

Ainda restam alguns meses onde muito trabalho terá de acontecer para o acesso à Série A se tornar realidade. Não é uma tarefa simples. Mas com o apoio de sua torcida apaixonada, o sonho pode se tornar realidade.

Comentários

comments

Você pode gostar...