Brasileiros vencem os búlgaros e garantem vaga do vôlei nas Olimpíadas de Tóquio-2020

Por Luís Artur Janes Silva 

Brasileiros comemoram vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Imagem: Divulgação/ FIVB

Neste domingo (11), a seleção brasileira de vôlei masculino decidiu o Grupo A do torneio Pré-Olímpico, que garantiu seis vagas aos Jogos de Tóquio, que serão realizados no ano que vem. O Brasil enfrentou a Bulgária, na cidade de Varna, e conseguiu uma heroica vitória por três sets a dois, após estar em desvantagem de duas parciais e próximo da derrota no terceiro set. Com este resultado, o Brasil garantiu vaga nos Jogos Olímpicos de 2020. Cabe lembrar que, os meninos do vôlei nacional disputaram todos os torneios olímpicos, desde o ano de 1964 (em Tóquio), quando esta modalidade apareceu pela primeira vez nos Jogos.

Os brasileiros venceram as três partidas deste Pré-Olímpico, batendo as seleções de Porto Rico e Egito, ambas por três sets a zero, antes da decisão contra a Bulgária. Enquanto isso, os búlgaros, mesmo atuando em casa, perderam um set para os egípcios.

Na última rodada do Grupo A, Brasil e Bulgária se encontraram para decidir quem ficaria com a vaga olímpica. Os búlgaros, vice-campeões olímpicos em 1980, tentavam voltar aos Jogos, depois da ausência no Rio de Janeiro, em 2016. Para isso, precisavam bater o Brasil e afastar o incômodo histórico recente.

Nos dois sets iniciais, parecia que o Brasil seria facilmente derrotado. Errando muitos saques e sem conseguir superar o bloqueio da Bulgária, o time de Renan Dal Zotto perdeu por 23/25 e 19/25. Pior que isso, o Brasil continuou sonolento durante boa parte do terceiro set, mas acordou antes do desastre, justamente no estágio decisivo desta parcial. Apesar da recuperação, os brasileiros quase perderam o jogo, num saque desperdiçado por Sokolov, craque do time búlgaro. Com dificuldades, a seleção fechou este set em 32/30.

Com o renascimento da moral brasileira, o time da Bulgária e a sua inflamada torcida perderam o ímpeto. Apesar do exagerado rodízio de jogadores, comandado por Leal e Lucarelli, o Brasil tomou as rédeas do jogo e fechou a quarta parcial em 25/16. No set final, a Bulgária saiu em vantagem, mas a seleção brasileira virou e fechou em 15/11, carimbando o passaporte para Tóquio. 

Nos outros cinco grupos que constituíram este Pré-Olímpico Masculino, outros dois países que sediaram a competição não obtiveram vaga para Tóquio. Os holandeses viram a festa dos Estados Unidos e a China acompanhou a classificação da Argentina. Enquanto isso, os italianos, os poloneses (atuais bicampeões mundiais) e os russos, aproveitaram o fator local e garantiram suas vagas olímpicas.

Comentários

comments

Você pode gostar...