Devemos temer Müller?

Por Mateus Bunde

Não, não Gerd Müller, grande astro da seleção da Alemanha Ocidental entre os anos 60 e 70. O Müller que faz sombra à Ronaldo se chama Thomas, de 24 anos, joga no Bayern de Munique e é um dos astros da jovem seleção alemã na Copa do Mundo de 2014. Müller é um jogador considerado clássico. Joga pela esquerda, pela direita, pelo meio de campo, e, além de tudo, faz função como centroavante da Seleção Alemã na atual edição do mundial.

FOTO 1

Thomas Müller (E) e Gerd Müller (D). Foto: Divulgação.

Thomas se destaca na tabela de artilheiros da história dos mundiais por ter apenas 24 anos, e ter marcado oito gols em apenas sete jogos de Copas do Mundo (foram cinco na última Copa e três na atual edição). Com maturidade, Müller vai subindo degraus para alcançar seu xará, Gerd, na parte de cima da tabela de maiores artilheiros da história da Copa do Mundo.

Artilheiro da Copa do Mundo de 2010 (ao lado de Villa, Sneijder e Forlán, com 5 gols cada), Thomas Müller acaba convivendo com comparações diárias com seu compatriota. Além da camisa 13, Thomas ainda se assemelha pelo posicionamento dentro de campo. Jogando como centroavante, o jogador acumula duas características de Gerd: a velocidade e a precisão na finalização.

A idade joga a favor de Müller

Apenas 24 anos, e, provavelmente, mais três Copas do Mundo no futuro (caso encerre seu ciclo em mundiais com a mesma idade de seu companheiro de equipe mais velho: Miroslav Klose), Müller possui ainda nove jogos para alcançar Ronaldo.

Em comparação com Ronaldo, Müller já possui duas Copas do Mundo, contra quatro Mundiais do brasileiro (apesar de não ter participado de nenhuma partida em 1994). O alemão foi artilheiro de uma Copa do Mundo com apenas 19 anos, já Ronaldo só conseguiu o feito quando tinha 26 anos, no ano de 2002.

O Fenômeno precisou de 19 partidas para marcar seus 15 gols, enquanto Müller, com menos da metade das partidas jogadas – apenas 7 disputadas em mundiais – já contabiliza 8 bolas na rede, com  uma média impressionante de 1,14 gols por jogo.

VEJA TAMBÉM

-> Jornalista alemão afirma que Müller ameaça Ronaldo
-> Em mundiais, Müller fez mais gols que os últimos cinco melhores do mundo juntos 
-> Alemanha goleia Portugal na estréia das duas seleções na Copa

No ranking de média de gols, Müller já está na lista

Com os três gols marcados contra Portugal, no dia 16 de junho, fez a média do jogador alemão subir, e assim ingressar na lista dos 10 jogadores com melhores médias de gol em mundiais. Confira a lista clicando aqui.

FOTO 2

Müller abre o placar contra Portugal. Foto: Divulgação/Placar

Caso a Alemanha chegue à final (ou à decisão de terceiro e quarto lugar), com Müller jogando todas as partidas e mantendo sua média de mais de um gol por partida, o jogador da Alemanha chegará à marca de 14 gols na história dos mundiais, assim como seu compatriota Miroslav Klose, porém com mais três Copas do Mundo a disputar.

Miroslav Klose

Não é questão de esquecimento por  parte do segundo maior artilheiro da história dos mundiais, porém Klose é reserva da sensação alemã e, até o momento, parece não haver brecha para o camisa 11 entrar em campo e marcar o gol que o igualaria a Ronaldo no topo dos maiores artilheiros em mundiais.

FOTO 3 (1)

Será Klose capaz de alcançar Ronaldo? Foto: Divulgação.

Klose, com 36 anos, e, à beira da aposentadoria, joga seu último mundial e, por conseqüência, é sua última chance de se tornar o maior artilheiro em Copas – precisando de apenas dois gols para tal feito. Na esperança de entrar em campo para ultrapassar o Fenômeno, Miroslav vem ao Brasil apenas como sombra do atual principal jogador alemão: Thomas Müller.

    Jogador     Gols
Ronaldo (BRA)      15
Klose (ALE) e Gerd Müller (ALE)      14
Fontaine (FRA)      13
Pelé (BRA)      12
Klinsmann (ALE) e Kocsis (HUN)      11

 

 

 

Polonês naturalizado alemão, Klose disputa sua última Copa do Mundo, justamente no país em que seu rival na artilharia se consagrou. Ronaldo possui 15 gols e já abandonou os gramados no ano de 2011.

Comentários

comments

Você pode gostar...