ConGeek chega à 4ª edição com atrações nacionais e celebração da cultura geek em Pelotas

Voltado à comunidade geek, a ConGeek ocorre anualmente desde 2022 e é o principal evento da organização homônima, reunindo fãs de animes, quadrinhos, filmes, séries, games, k-pop e muito mais.

Por Andrei Vilela

Fotos: Luazinha (@littlxmoon_) / Ilustração: Andrei Vilela

No dia 14 de setembro, Pelotas será novamente palco de um dos maiores encontros dedicados à cultura geek da região. A ConGeek, que chega em sua 4ª edição, acontece no Ginásio Voleio Esportes e Bar, na Avenida Fernando Osório, 4510, e traz uma programação que reúne atrações locais, regionais e nacionais durante um dia inteiro de celebração. Os ingressos já estão disponíveis e podem ser adquiridos pelo Instagram oficial da ConGeek (@con_geek), pela plataforma Sympla (link da bio) ou presencialmente no dia do evento, previsto para iniciar a partir das 13h30min.

Criada em 2020, a ConGeek é uma organização que realiza eventos relacionados à cultura geek em Pelotas, com o objetivo de celebrar e fortalecer essa comunidade, promovendo espaços que fomentam a sociabilidade e a expressão artística e proporcionando um encontro de fãs que reúnem elementos da cultura pop, como animes, quadrinhos, games, músicas, cosplays, etc. A cada edição, o evento consolida-se como referência no cenário local e regional, refletindo o caráter plural da comunidade e estimulando a inclusão, o sentimento de pertencimento e a identificação de pessoas adeptas a essa cultura. Para o presidente da ConGeek, Caio Viscardi, esses espaços são sinônimo de acolhimento: “É um lugar onde todos podem se sentir eles mesmos. Cosplayers circulam livremente, fãs compartilham as suas paixões e as atividades são pensadas para esse público, como quizzes e apresentações temáticas, por exemplo. É uma referência para a comunidade geek local”, destaca.

A programação deste ano já conta com diversas atrações confirmadas. Os tradicionais desfiles cosplay estarão presentes nas categorias Competitiva e Livre, com inscrições abertas via formulário no Instagram. Também estão garantidos os clássicos quizzes geeks, como o Quiz Musical e o Quiz Geek, ambos com premiações. Nas apresentações musicais, o grande destaque é para o show nacional da banda The Kira Justice, considerada uma das mais icônicas da cena geek no Brasil. O grupo, que já se apresentou em todas as regiões do país, além de Argentina e Uruguai, retorna a Pelotas após participações em outras edições da ConGeek. Ainda no campo musical, as apresentações de K-pop também estão confirmadas, organizadas pela Sala K-pop de Pelotas, trazendo coreografias e covers da cultura pop coreana.

Entre as demais atrações, destacam-se: o Grupo de Escoteiros do Itapuã, do IFSul, com uma mostra de seu material de escotismo; a Escola de Japonês Kawabe, apresentando produtos exclusivos do Japão, materiais didáticos e o seu trabalho em Pelotas; a Satoware, um estúdio de desenvolvimento de jogos pelotense, que exibirá o Project Colt, um boomer shooter em desenvolvimento; a Gibiteca da UFPel, que levará ao público o seu projeto de extensão; a Lagartixa Tropical, com jogos digitais e de cartas; a PWP – Pro Wrestling Pelotas, com um treino aberto de luta livre; o podcast Bora Fazer Barulho, que fará a cobertura com entrevistas e interações; o trio de cordas Allegro, com versões de trilhas de filmes, animes e games; a Bufão Jogos, que levará uma coleção de jogos de tabuleiro; e muitas outras atrações que continuam sendo divulgadas.

Fotos: Luazinha (@littlxmoon_) / Ilustração: Andrei Vilela

Nesta edição, o evento contará ainda com o patrocínio oficial da Sublime – Estúdio de Dança e Música, que ensina desde ballet até instrumentos musicais. Além disso, ela estará com um estande próprio e realizará uma apresentação especial na abertura do evento. Apesar do crescimento, Viscardi reforça que a busca por patrocinadores e apoio financeiro é extremamente difícil: “Encontramos bastante dificuldade em conseguir apoio financeiro. O nosso maior movimento é em relação à divulgação do evento, com diversos parceiros que ajudam a ampliar o alcance do evento”, conta.

Além das atrações culturais, a ConGeek é uma oportunidade para movimentar o comércio local. Diversos lojistas, artistas e expositores estarão presentes com produtos voltados à comunidade geek, como action figures, mangás, HQs e itens personalizados. Para Caio, esse impacto é significativo: “Lojistas, artistas e empreendedores encontram no evento uma vitrine para divulgar seu trabalho, impulsionar vendas e criar conexões. Além disso, excursões de várias cidades vêm exclusivamente para a ConGeek, gerando impacto positivo para a economia local, no meu ponto de vista”, avalia.

Fotos: Luazinha (@littlxmoon_) / Ilustração: Andrei Vilela

Com uma expectativa de público superior a mil pessoas, cada elemento do universo geek possui espaço na ConGeek. Cosplayers, sempre protagonistas, dão vida a personagens favoritos com caracterizações criativas e detalhadas, interpretando-os e interagindo com o público. Animes, quadrinhos, mangás e jogos também marcam presença em estandes, mesas e pontos de encontro, fortalecendo o espírito da comunidade e a troca de experiência.

Um pouco da história

A história da organização, no entanto, é ainda mais longa, com mais de 10 anos de trajetória. “A ideia surgiu em 2013, a partir de seminários no ensino médio da Escola Estadual Getúlio Vargas, em Pedro Osório, sobre animes, séries e mangás. Dali nasceu o evento OtakuSório, que entre 2013 e 2016 realizou seis edições na cidade. Começamos com 30 pessoas e chegamos a reunir mais de 270. Em 2017, o projeto terminou porque muitos membros foram para a faculdade, mas em 2020 ressurgimos em Pelotas, reformulados como ConGeek”, relembra Caio.

Apesar de criada em 2020, a ConGeek só realizou sua primeira edição em 2022, devido à pandemia. Desde então, tornou-se anual e ganhou novas ramificações. Além da ConGeek, evento mais estruturado da organização, eles promovem também o PiqueGeek e o Fantasy. O PiqueGeek consiste em um evento gratuito ao ar livre, geralmente em parques, voltada para um público mais familiar. Já o Fantasy é um evento noturno, em um ambiente fechado, para maiores de idade, incorporando a festa com alguma temática geek. Em todas as propostas, o objetivo é o mesmo: reunir fãs do universo geek em um ambiente amigável, acolhedor e colaborativo para compartilhar em conjunto os seus interesses em comum.

Mais informações e novas atualizações podem ser encontradas através do perfil oficial da ConGeek no Instagram (@con_geek).

Comentários

comments

Você pode gostar...