Criando novos olhares sobre a cidade por meio da arte

Imagem: Felipe Silva/Arquivo Pessoal

Por Roberta Muniz

Na sua segunda edição, aqui na cidade de Pelotas, o projeto cultural Criar na Cidade está enchendo as ruas com vários eventos para o nosso povo durante todo esse mês de outubro. Com exposições, oficinas, mostras de curtas e intervenções urbanas, o projeto tem como objetivo incentivar as pessoas a olharem de maneiras diferentes para o espaço urbano de nossa cidade. Além disso, também quer uma aproximação maior do público em geral com as várias manifestações artísticas que o evento proporciona, conta a diretora de produção do evento, Tainah Dadda.

Imagem: Tainah Daddah/Arquivo Pessoal

A idealização do projeto é da Agência CKCO, produtora cultural formada por Tainah Dadda, 34 anos, diretora de teatro e pelo artista visual, Patrick Tedesco, de 30 anos. A ideia desse projeto surgiu em 2015, quando aconteceu a primeira edição do projeto, a partir da vontade de ambos de incentivar novas formas de pensar o espaço urbano de Pelotas através da arte.

“Na primeira edição, de 2015, realizamos um ciclo de quatro oficinas. Agora, para este ano, conseguimos ampliar a programação, oferecendo além de oficinas, uma mostra de curtas metragens ao ar livre, uma série de intervenções urbanas e uma mostra artística de encerramento, com exposição dos trabalhos de todos os participantes das oficinas”, nos conta a diretora de produção do projeto.

“Foi algo bem gostoso de se ver. A cultura sendo propagada e apresentada na cidade”, diz Luis Eduardo Celente, estudante do terceiro ano do ensino médio, de 16 anos, que esteve presente na primeira edição, em 2015, apreciando a oficina de grafite.

O projeto só foi possível através do financiamento do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Procultura), da Secretária Municipal de Cultura de Pelotas, mas o projeto conta com vários outros apoios, pois a verba pública não chega a cobrir todos os gastos que o evento traz. Apesar dos gastos, todos os eventos do projeto são oferecidos de forma gratuita para a população, a partir dos 14 anos de idade. Para a mostra de curta metragens aconteceu um selecionamento prévio por meio de chamada pública e ocorrerá no largo do Mercado Público no dia 20 de outubro, das 19 às 22hrs, aberto para quem quiser conferir.

“Eu acho o projeto sensacional. A forma como eles querem envolver todas as pessoas nisso, é demais”, nos conta Andy da Rosa, estudante de jornalismo, 18 anos, que já participou de duas oficinas do evento deste ano. Também nos conta que conheceu o projeto através das redes sociais, o que mostra que a cultura chega cada ao público de diversas maneiras.

O projeto segue até o dia 28 de outubro quando tem a sua exposição de encerramento. Ainda dá tempo de participar.  Você pode conferir toda a programação neste link.