Coletivo InRua completa oito anos em Pelotas

Evento contou com batalhas de rap e competições de skate. Foto: Luara Knapp

por Luara Knapp

Na tarde do último sábado, 28, aconteceu na esplanada do teatro Sete de Abril o evento em comemoração aos oito anos do Coletivo InRua. Marcado por batalhas de rap e competição de skate, o evento movimentou a meia lua da Praça Coronel Pedro Osório.

O InRua nasceu em 2010 com o intuito de reunir as pessoas em um estilo de rap freestyle. e no início do movimento participavam músicos de todos os gêneros. Por falta de incentivo, os eventos foram perdendo a sua assiduidade, assim, sentiu-se a necessidade de criar o movimento Batalha da Resistência, conta J. Will, um dos criadores da Batalha.

A Batalha da Resistência foi criada em maio de 2017 por vários participantes do Coletivo InRua, que tentavam manter as batalhas de rap, mesmo sem uma estrutura.

J. Will conta que a Batalha da Resistência surgiu em função das dificuldades enfrentadas. Mesmo sem caixa de som, os eventos acontecem. J. Will destaca que o mais importante é que o movimento não pare, independente da falta de incentivo, de equipamentos e de apoio da prefeitura. “A Resistência é aquela batalha que acontece a capela, com caixa de som, com violão. A Batalha está completando um ano, ela começou acontecendo uma vez ao mês, depois passou a ser quinzenal e hoje em dia ela acontece todos os sábados.”

O evento começou com a competição de Skate com algumas manobras preestabelecidas. Apenas um dos competidores ganharia o prêmio patrocinado pela loja Vert Skate Shop, que, segundo J. Will, é uma das únicas marcas que trata os Mc’s (mestre de cerimônia) com respeito e valoriza o evento.

A Batalha da Resistência acontece em dois momentos: a chamada Batalha de Conhecimento, em que um espectador escolhe o tema com cunho social para os dois Mc’s batalharem; e em outro momento, acontece a batalha de sangue, em que os Mc’s devem “atacar” verbalmente o seu adversário. Ambas são batalhas de improvisação. “Muitas pessoas nos veem como desocupados e baderneiros. Poucos reconhecem que o que estamos fazendo aqui é cultura.” conta o artista.

Os vencedores do dia foram:

Competição de Skate: De Leon

Batalha do Conhecimento: Mística

Batalha de Sangue: J. Will

Comentários

comments

Você pode gostar...