Carnaval é dos blocos de rua
O primeiro final de semana de Carnaval em Pelotas levou muitos foliões para as ruas da cidade. Foram 8 blocos em diversos bairros da cidade que levaram foliões para as ruas, confira mais!
Eduarda Saraiva / Em Pauta
O carnaval está de volta às ruas de pelotas trazendo as melhores marchinhas pra todo público se divertir. Esse ano foram 8 blocos espalhados por toda cidade, do dia 18 ao dia 21 de fevereiro, que reuniram um grande número de foliões pelas ruas de Pelotas.
Os foliões pelotenses aproveitaram as tardes do feriado dançando e cantando junto aos blocos Saca Rolha, Jacaré da Lagoa, Língua Maldita, Batucantada, Bonde da Várzea, Bloco do Mapa e muitos outros. Bruno Zeferino (22 anos) é estudante na Universidade Federal de Pelotas e participou pela primeira vez de um carnaval de rua e se divertiu bastante, apesar de esperar um pouco mais de animação dos outros foliões. O estudante participou de 2 dias de carnaval até agora e deixou claro que “os bloquinhos que frequentei foram super democráticos e inclusivos, vi muita diversidade, muitas faixas etárias reunidas e muita gente com o espírito carnavalesco aflorado.”.
Por outro lado, no twitter uma busca pelo termo Carnaval de Pelotas mostra a indignação de muitos jovens com a falta de estrutura para as festas carnavalescas da cidade, o que faz com que muitos busquem os eventos nas cidades vizinhas como Rio Grande ou São Lourenço do Sul. Entrando em contato com Ítalo Araújo, bombeiro militar aponta o descaso dos órgãos públicos de Pelotas que não dão suporte e nem uma boa estrutura para a folia. O bombeiro afirma ainda que um bom investimento no carnaval da cidade seria bom para movimentar a economia da cidade.
Wesley da Cunha é estudante na cidade, mas veio para Pelotas de Londrina. Ele acredita que além da desorganização para receber os foliões, o carnaval pelotense pecou nas atrações com carros de som que não funcionavam e caminhões de bebida que atrapalhavam o fluxo de pessoas que tentavam pular o carnaval em ruas estreitas como a tradicional XV de novembro. Por vir de uma cidade maior, o estudante se sentiu decepcionado com o carnaval do interior gaúcho.
Foliões das ruas relembraram a história do carnaval de rua pelotense muito forte em anos anteriores à pandemia de covid-19. O público dirige críticas à gestão atual da prefeitura da cidade, “parece que eles querem tirar o público da cidade a qualquer custo”. Acredita-se também que deixar os desfiles para o próximo final de semana é uma forma de atrair o público que esteve fora da cidade durante o feriado de carnaval.
____________________________________________________________________________
Ainda não acabou!
Os desfiles da Passarela do Porto na rua Conde de Porto Alegre acontecerão dos dias 24 a 26 de fevereiro, serão 6 blocos carnavalescos no primeiro dia e o concurso de bandas ocorrerá no dia 25, com resultados e desfile de campeãs no domingo, dia 26.
Em março a folia volta às ruas com o bloco “Tira Corda do Meu Bloco” e “Sem Limites dos Simões”, nos dias 04 e 12. O carnaval tem seu último dia de festa no dia 18 com o desfile de Escolas de Samba, o horário ainda está para ser definido.