Olhar que vem da Turquia

Yargi: Segredos de Família é mais uma das séries produzidas na Turquia que cresceram efetivamente como produto no Brasil e no mundo. A prova disso é que no final de 2023, a série Yargi desbancou as produções brasileiras e a de Portugal, levando o Emmy Internacional para casa

Escrito por Amanda Leitzke e Chaiane Römer / Em Pauta

Os protagonistas e representantes da novela levantando o prêmio. Foto: reprodução

O evento foi promovido pela Academia Internacional das Artes e Ciências Visuais e essa foi a 51º edição do Emmy Internacional, realizada em Nova York. O prêmio destaca produções fora do circuito norte-americano, pois as séries e obras feitas no país não são contempladas pelo International Emmy Awards. Nesta edição, foram, no total, 56 indicados em 14 categorias.

Yargi: Segredos de Família é uma telenovela turca produzida por Ay Yapım, criada e escrita por Sema Ergenekon, e transmitida pelo Kanal D. Na Turquia, o melodrama estreou em 19 de setembro de 2021, com exibição semanal aos domingos em capítulos com média de 120 minutos. Atualmente, a produção está na terceira temporada na Turquia. Já no Brasil, a MAX comprou os direitos de transmissão da primeira temporada.

Divulgação original da telenovela. Foto: reprodução

O enredo da novela que desbancou Pantanal e Cara e Coragem da Rede Globo se dá através de um escritório de advocacia, onde Ceylin (Pinar Deniz) é advogada e Ilgaz (Kaan Urgancıoğlu) promotor, o romance dos dois se confunde com os dilemas da profissão, da ética e da família.

Mas ao que se deve tamanha repercussão? Questionando mais a fundo quem acompanha as produções, podemos ver que o enredo da série foi um fator essencial para esse salto. É o que confirma Estela Polidori, fã do mundo turco desde 2020. “Fiquei fã de Yargi principalmente pelo roteiro, sou fã de séries policiais/investigativas, e o modo como a Sema aborda cada storyline me chamou muito a atenção. Apesar de serem 2h20 a cada semana, a história não perde a dinâmica e consegue sempre se reinventar, deixando o público curioso.”

Polidori ainda conta que juntou um grupo de pessoas para legendar os episódios para quem não conhece o idioma. “Resolvi juntar uma galera pra fazer a legenda e disponibilizar mais rápido pros fãs, é bastante trabalho, demora demais, mas vale a pena, meu conhecimento em turco é muito básico, estamos nos apoiando em legendas que já existem em outros idiomas e sites de tradução”, conta.

Para Bianca Martins, outra fã brasileira das produções turcas e de Yargi desde o primeiro episódio, conta que a série aborda muitos temas relevantes para a sociedade atual. “Acho o roteiro impecável e surpreendente, e mesmo quando há pequenos clichês, é feito de um modo diferente e você fica encantado e/ou chocado. Os plots não demoram para serem resolvidos, a dinâmica da série gira em torno de todos personagens, diversos temas importantes são abordados, como doação de órgãos, assédio, etarismo, machismo, desaparecimento infantil, etc.”

Martins relata que o Emmy Internacional foi só a cereja do bolo para quem já tinha recebido muitos prêmios, principalmente o casal protagonista, que afirma ser o pilar deste projeto. “Outro fato é o casal protagonista ter muita química e serem excelentes em cena, passando extrema verdade e realismo, principalmente nas cenas de drama, os fazendo vencer individualmente diversos prêmios. Na Turquia, eles já haviam vencido praticamente tudo, e o Emmy foi apenas a cereja no bolo para um projeto tão bem sucedido que faz sucesso em diversos países”, reitera.

A série continua em andamento na Turquia na sua terceira temporada, com a expectativa de terminar em maio deste ano. Por enquanto a parceria de cinco anos, desde o lançamento, segue a todo vapor aos domingos na tela do Kanal D.

Comentários

comments

Você pode gostar...