Brasil vence o Londrina e melhora sua posição na tabela de classificação do Brasileirão da Série B

Éder Sciola marca duas vezes e decide contra o Londrina. Foto: Jô Folha/DP

Por Luís Artur Janes Silva

Sábado, dia 26 de maio, a cidade de Pelotas sofre com as consequências da paralisação nacional dos caminhoneiros. Assim, um público apenas razoável presenciou a vitória do Brasil diante do Londrina, em jogo realizado no Bento Freitas e válido pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O placar de 3×0, construído na etapa final, marcou a recuperação do Xavante na competição, depois da desastrosa atuação contra o Sampaio Correa e consagrou o lateral Éder Sciola, autor de dois gols e o grande destaque do Brasil nesta Série B.

PRIMEIRA ETAPA

No primeiro tempo da partida, parecia que o Brasil reprisaria a atuação do sábado anterior. Sem inspiração, lento nas trocas de passes, o rubro-negro foi neutralizado durante boa parte desta etapa do jogo pelo bem organizado time do Londrina, que congestionou a meia cancha, armado no 3-5-2, que garantia solidez defensiva e consistência no ataque. Além disso, quando atacados, os paranaenses adiantavam o zagueiro Sílvio e passavam ao 4-4-2, manobra que promovia o fechamento da porta do sistema defensivo do Londrina.

Neutralizando as investidas do Brasil, a equipe do norte do estado do Paraná, puxada pelo meio campista Moisés, levou perigo à nova zaga do Xavante, formada por Leandro Camilo e Rafael Dumas, em duas oportunidades. Aos 12 minutos, o atacante Felipe Marques bateu escanteio, a bola ia entrar no gol diretamente, mas Marcelo Pitol afastou com um leve tapa. Já aos 19 minutos, o mesmo Felipe Marques recebeu sozinho no bico esquerdo da grande área do Brasil, o atacante chutou e a bola foi desviada pela defensiva xavante, passando perto da meta defendida por Pitol.

Depois destes sustos, o ritmo do jogo caiu e o Brasil só conseguiu chegar à meta do Londrina a partir dos 40 minutos da etapa inicial. Primeiro, Calyson aproveitou um lance confuso na área paranaense e quase conseguiu tocar de cabeça, antes da intervenção do goleiro Vagner. Três minutos mais tarde, Sciola recebe na intermediária e chuta, a bola passa e vai à linha de fundo. Finalmente, aos 45 minutos deste período, Lourency recebe no lado esquerdo da grande área e chuta forte, a bola bate no travessão e o Xavante perde a sua grande chance de abrir o marcador.

SEGUNDA ETAPA

Na etapa final, o Brasil mudou radicalmente a sua atitude, passando a dominar as ações e garantindo a vitória com certa facilidade. Jogando em velocidade, explorando as laterais do campo e contando com boas atuações de Éder Sciola, Luiz Eduardo, Itaqui e do novato Kaio, que entrou no decorrer da segunda etapa, o Xavante amassou o Londrina e definiu a partida.

Mas o técnico do Londrina, Marquinhos Santos, deu a sua contribuição para a melhora do Brasil. Quando sacou o polivalente Sílvio e promoveu a entrada de Dudu, o treinador paranaense adiantou o seu time, acreditando na possibilidade de vitória, mas deixou espaços no meio campo, que foram bem explorados pelos jogadores do Brasil, principalmente após a expulsão do meia Lorenzi, que foi recuado para ajudar no sistema de marcação.

Assim, Éder Sciola, o principal destaque do Xavante, abriu o placar aos 7 minutos da etapa final, aparando a cobrança de escanteio feita por Itaqui. Aos 21 minutos, Itaqui puxa um contra-ataque, coloca a bola na área, o atacante Luiz Eduardo tenta concluir, mas a sobra fica para Lourency que bate e balança as redes paranaenses.

Contando com o insinuante Kaio, o Brasil continuou martelando, chegando ao terceiro gol, anotado aos 30 minutos do segundo tempo, quando Kaio entrou pela direita, venceu o lateral Reginaldo, foi à linha de fundo e passou a bola para Éder Sciola, que bateu e marcou o seu quinto gol na Série B, dando números finais ao jogo.

Depois desta vitória, o Brasil saiu da Zona de Rebaixamento e agora ocupa a 12ª colocação na tabela de classificação do campeonato, com oito pontos, conquistados em sete partidas. O rubro-negro volta a campo no próximo sábado, dia 02 de junho, quando enfrentará o CRB, que abre a Zona de Rebaixamento da competição, ocupando o lugar deixado pelo Brasil. O jogo acontecerá na cidade de Maceió e começará às 16:30 horas.

Comentários

comments

Você pode gostar...