Brasil estreia com goleada na Copa do Mundo Feminina
Seleção brasileira mostra sua força no primeiro jogo do torneio e inicia campanha com vitória e hat-trick.
Por Joana Moreira / Agência Em Pauta
A tão esperada estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo Feminina 2023 foi marcada por uma atuação brilhante da equipe canarinho, que não deu chances ao Panamá e aplicou uma goleada de 4 a 0. Com uma atuação sólida e envolvente, as jogadoras brasileiras mostraram seu potencial com 73% da posse de bola e 32 finalizações.
Desde os primeiros minutos, ficou evidente que a seleção brasileira estava disposta a marcar sua presença no torneio. Aos 19 minutos do primeiro tempo, a meio-campista Ary Borges aproveitou o cruzamento de Debinha e marcou seu primeiro gol. O Panamá tentou se organizar e responder, mas a defesa do Brasil se mostrou sólida e não permitiu grandes oportunidades para as adversárias. O time verde e amarelo continuou pressionando e encontrou seu segundo gol aos 40 minutos, novamente com Ary Borges, que aproveitou um cruzamento de Tamires para ampliar a vantagem.
Com a torcida empolgada nas arquibancadas, a seleção brasileira voltou para o segundo tempo com determinação. Logo aos dois minutos do segundo tempo, o Brasil protagonizou um lance brilhante que resultou no terceiro gol da partida. Aos 24 minutos Debinha, em uma jogada de pura habilidade, avançou pelo campo, driblando as defensoras adversárias. A atacante fez um cruzamento primoroso para Ary Borges, que surpreendeu a todos ao tocar de calcanhar para Bia Zaneratto, que não desperdiçou a oportunidade e balançou as redes, ampliando a vantagem para 3 a 0.
Ary Borges marca três vezes
O domínio brasileiro era incontestável, e o quarto gol não demorou a acontecer. Mesmo com as mudanças promovidas pela treinadora Pia Sundhage, o time não diminuiu o ritmo de pressão sobre o adversário. As jogadas pelas laterais foram especialmente efetivas, e foi através de um cruzamento preciso de Geyse, que Ary Borges apareceu para completar e ampliar a vantagem, marcando o quarto gol brasileiro e seu terceiro gol na partida – o hat-trick.
Ao apito final, a seleção brasileira comemorou sua vitória convincente na estreia da Copa do Mundo Feminina 2023. A técnica Pia Sundhage elogiou a atuação de suas atletas e destacou a importância de manter o foco para os próximos desafios da competição.
“Esse foi o primeiro jogo da Copa e você vê um pouco do ‘jeitinho brasileiro’ de jogar. Nós mostramos a forma como podemos jogar e as jogadoras ganharam muita confiança, e eu também.” declarou a treinadora.
Com esse resultado, o Brasil inicia sua campanha no torneio com o pé direito, liderando o Gropo F. A torcida brasileira se enche de esperança e confiança nas jogadoras, que mostraram em campo a força e o talento do futebol feminino nacional.
Marta faz história
No banco de reservas no início da partida pela primeira vez, a Rainha Marta entrou em campo aos 30 minutos do segundo tempo para deixar sua marca na história. Em sua sexta participação na Copa do Mundo Feminina, a brasileira alcançou uma marca notável ao igualar o número de Copas das jogadoras Onome Ebi, da Nigéria, e Christine Sinclair, do Canadá. As três atletas agora ocupam um lugar de destaque ao se colocarem logo atrás da também icônica Formiga, que coleciona sete participações em Mundiais. O legado dessas estrelas do futebol feminino resplandece, e Marta continua a inspirar gerações com seu talento e dedicação no cenário mundial.
Próximos passos do Brasil
A seleção brasileira já se prepara para o próximo confronto, desta vez contra a França, que empatou sem gols contra a Jamaica na primeira rodada. O confronto vai acontecer no sábado (29), às 7h da manhã (de Brasília), em Brisbane. Novamente as transmissões serão realizadas pela TV Globo, SportTV, CazéTV e Fifa+.