Blitz Rosa, uma parada obrigatória contra o câncer de mama

Com o tema ‘Prevenir é Preciso’ a ação buscou incentivar a realização do exame de câncer de mama

Por: Yago Moreira

Na última semana, ocorreu, em Pelotas, a primeira Blitz Rosa. A campanha faz parte das comemorações em homenagem à Semana da Mulher e visa a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama em todos os meses do ano e não apenas em outubro. No dia sete de março, os participantes estiveram distribuídos por diversos pontos da cidade entre 13h e 18h, abordando os carros e distribuindo material informativo.

Parceiro do projeto, o instituto Buquê de Amor, que tem por finalidade amparar mulheres com câncer, também atuou na Blitz. O objetivo foi divulgar um novo serviço: a disponibilização de mamografias custeadas pelo instituto. Segundo Malu Radunz, integrante do grupo, para realizar o teste de forma gratuita, basta procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), solicitar uma requisição e entrar em contato com o Buquê. “Depois, faremos o encaminhamento para a Clinicanp, onde serão realizados os exames”, revela.

Segundo informações do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo mais comum entre as mulheres no Brasil, perdendo apenas para o de pele (melanoma). A doença corresponde a cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Existem diversos tipos de cânceres de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. Porém, a maioria dos casos tem bom prognóstico e por isso é importante realizar os exames periodicamente.

Além da Blitz, ainda houve uma audiência pública também alusiva à Semana da mulher, dia 8 de março, pela manhã, no plenário da câmara de vereadores de Pelotas. Na ocasião, foi lançada a Frente Parlamentar em Defesa das Mulheres – um fórum permanente que visa traçar o perfil da mulher pelotense e desenvolver políticas públicas em prol das necessidades identificadas.

As ações foram desenvolvidas pelo gabinete da vereadora Daiane Dias (PSB) e pretendem ressaltar a importância da participação popular em projetos como esses. Além de incentivar as doações para entidades que realizam trabalhos contra o câncer.

Contato Instituto Buquê de amor