Barraca da saúde na Festa do Pêssego

Na Festa do Pêssego, Barraca da Saúde marca presença.

Por Jessica Alves e Jéssica Lopes

No último sábado, dois de dezembro, a barraca da saúde esteve presente na festa municipal do pêssego em Pelotas, que ocorreu no 8° distrito, tendo como finalidade integrar ensino e prevenção aos visitantes. Mais uma vez contou com a participação dos cursos de nutrição, psicologia, enfermagem, medicina, odontologia, entre outros.

O cultivo do pêssego é de grande importância histórica e econômica em Pelotas e região sul, sendo produtor de 90% da produção nacional. De acordo com Jair Sairon, secretário de desenvolvimento cultural da cidade, a festa tem como objetivo promover o aumento da produção da fruta, facilitar a comercialização e aumentar seu consumo. “Dentre as culturas que nós temos hoje em nosso meio rural, o pêssego é a cadeira produtiva mais importante do nosso agronegócio. Seja pela questão econômica ou seja pela mão de obra que utiliza. São mais de 25.000 pessoas envolvidas”, acrescenta.

Interação de visitantes e alunos na barraca da saúde.

A PREC (Pró-Reitoria de Extensão e Cultura) tem proporcionado oportunidades de crescimento de projetos de extensão da universidade. A barraca da saúde é um destes. O estudante e integrante Cesar Greco, de 19 anos, afirma que: “A descentralização do conhecimento da universidade promove socialização entre alunos e comunidade”. Desconstruindo, assim, a ideia de ensino elitizado e viabilizando a sensação de pertencimento da comunidade com a faculdade.

A arte de praticar o bem, mobilizar pessoas para promover ações sociais e transformar vidas, traz em si um sentimento de satisfação imensurável. Só vamos conseguir fazer a diferença se tivermos a capacidade de se colocar verdadeiramente no lugar do outro, de ver o mundo como ele o vê. (Angélica Prado – Pensadora moderna)