Através de WebRádio e WebTv projeto da UFPel aborda inclusão à aquisição do saber

Por Aléxia Tavares e Ingrid D’Avila

Em 2014 surgiu na área de extensão da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), contemplado por meio do programa de extensão do Ministério da Educação e Cultura/ PROEXT MEC/SESu. O projeto “WebRádio e WebTv: Práticas educacionais inclusivas e inovadoras no espaço tecnológico e comunicacional para o desenvolvimento da aprendizagem”. O projeto buscou utilizar os espaços educativos para concretizar práticas pedagógicas inovadoras que possibilitem aos envolvidos aprendizagens significativas através de programas radiofônicos e de TV via Web.

O projeto coordenado pela professora Marislei Ribeiro, do centro de Letras e Comunicação da Universidade, esta em execução desde 2014, e realizou, ao longo deste período, diversas atividades na Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes e na Escola Louis Braille.

Nesses dois anos de atividade o projeto já firmou parcerias com os professores Raul D’vila e Nádia Senna, do centro de Artes e com os professores Ricardo Fiegenbaum e Vanessa Damasceno, do centro de Letras e Comunicação. Além de ter na equipe os alunos William Machado, Maiara Marinho, Henrique Barum, Yuri Nobre e Júlia de Andrade do curso de Jornalismo e Mariana Pouey, do curso de cinema.

Oficina de reglete, instrumento que permite a escrita manual em Braille. (Foto: Laura Marques)

Na Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes foram realizadas diversas atividades, como as de leitura e produção textual e dicção e oratória. Já na Associação Escola Louis Braille que atende alunos com deficiência visual o projeto realizou atividades que pudessem desenvolver as necessidades encontradas.

Atualmente, o projeto trabalha com atividades pedagógicas em WebRádio e WebTV nas duas escolas visando principalmente a área de linguagem, códigos e suas tecnologias. Houve também a ideia de qualificar a atividade de áudio descrição, além de atividades sensoriais que oferecem aos alunos do Braille um maior entendimento das atividades propostas.

Conversamos com William Machado, acadêmico de Jornalismo na UFPel,  integrante da equipe do projeto, que contou que o projeto contribuiu muito na sua formação acadêmica e que, acabou por descobrir coisas novas com o convívio com alunos durante as atividades. Sobre o trabalhar com alunos que precisam de um atendimento especial em função da deficiência visual, o acadêmico explicou que os alunos participam ativamente das atividades, como radialistas, trazendo pautas e sugerindo os temas dos programas em WebRádio. Também, trabalhou-se no projeto a temática de educomunicação, pois os alunos e professores da escola, interagem, participam e apropriam-se do conteúdo e das práticas pedagógicas utilizadas. Além de reconhecerem que na sociedade, as mídias são agentes educacionais importantes para a construção e conscientizadora de uma nova geração.

Logo no começo de 2016 algumas atividades já foram realizadas com as duas instituições, entre elas destacam-se:  oficina de rádio, criação da rádio da escola (Rádio Louis Braille) e a produção de conteúdo audiovisual com áudio-descrição em parceria com os alunos.

Mais informações no canal do projeto no YouTube.