As expectativas da representação da UFPel no Congresso Nacional da UNE

59º Congresso Nacional da UNE acontece entre os dias 12 e 16 de julho. Divulgação: UNE

Por Kaique Cangirana / Agência Em Pauta

A chapa 3 “A UFPel que tu quer”, venceu as eleições para compor a delegação da universidade no 59º Congresso Nacional da UNE. As eleições que aconteceram nos dias 22 e 23 de junho nos campus da Universidade Federal de Pelotas, elegeram os representantes dos interesses acadêmicos da Universidade no congresso que ocorre entre os dias 12 e 16 de julho no Estádio Mané Garrincha e na Universidade de Brasília em Brasília-DF.

Dentre as propostas de campanha, a delegação eleita resumiu o acesso e permanência a universidade, a integração, a assistência estudantil e a presença ativa no ambiente acadêmico como principais.

Mabelly Pacífico, integrante da chapa 3 e estudante de Ciências Sociais na UFPel, concedeu entrevista ao Em Pauta Web e explicou as propostas, projetos e objetivos da delegação:

O movimento estudantil deve estar cada vez mais presente nas tomadas de decisões acadêmicas e que haja mais participação e integração com diálogos entre os Diretórios e Centro Acadêmicos, Atléticas e DCE. A proposta é promover ações que possibilitem o avanço da UFPel com o acesso e permanência dos estudantes a graduação com mecanismos efetivos como por exemplo, a política de cotas. A universidade deve acolher, acreditamos que é preciso criar e fortalecer ferramentas que permitam que as pessoas possam concluir a sua graduação, isso está incluso na nossa pauta de fortalecimento estudantil como foi a recente ampliação das bolsas, mas ainda caminhamos para o desenvolvimento de outras ferramentas da universidade como o Restaurante Universitário e Ônibus de Apoio.”

Para que assistência estudantil possa progredir é preciso investimentos e essa é uma pauta que levaremos além da universidade, discutindo também na UNE, em âmbito nacional. Reconhecemos que o problema de acesso e permanência na universidade não afeta apenas a UFPel. Defendemos que Programa Nacional de Assistência Estudantil se torne uma lei federal para abranger a todas as universidades.”

A comunidade acadêmica pode esperar o compromisso com nossas pautas, estaremos lutando e dialogando para construir uma universidade melhor, por isso temos esse nome: “A UFPel que tu quer”, pois entendemos a importância do diálogo com estudantes para sabermos os seus desejos para o desenvolvimento da universidade. Essa é a nossa responsabilidade do dia 12 a 16 de julho em Brasília, fazer com que a representação da UFPel seja valida dentro do congresso, sabemos que nossa campanha não vai parar por aqui, lutaremos cada vez mais para termos uma universidade de qualidade e que todos sejam ouvidos. Estaremos com o Instagram da chapa ativo tentando mostrar o máximo e como defendemos nossa universidade nesse congresso tão importante que vai definir os novos rumos da União Nacional dos Estudantes com a eleição da nova diretoria pelos próximos dois anos. Fiquem ligados nas nossas redes sociais, em meio a correria, tentaremos levar as pautas do congresso aos alunos.”

O congresso nacional da UNE ocorre de dois em dois anos e reúne estudantes de todo o Brasil em uma programação repleta de debates, atos políticos, discussões, interações com líderes progressistas e a eleição da nova direção da União Nacional dos Estudantes. Participantes tem direito a um certificado, alimentação e alojamento coletivo. Dicas, cronograma e informações para o uso e acesso ao espaço para crianças, alojamento e itens necessários, foram publicados nas páginas oficiais da UNE.