Animais são protagonistas de projeto fotográfico
A interação dos pets com a cidade é explorada e registrada em página do Facebook
Por Nathianni Gomes
O projeto de Thiago Antoniolli, fotógrafo e estudante de Gestão Ambiental, surgiu de forma despretensiosa. Durante uma brincadeira em que estava mostrando fotos de um gato, se deparou com a questão: e se os pets também fossem protagonistas e tivessem as suas interações com a cidade registradas e compartilhadas? A partir disso, foi criado o projeto Serumaninhos de Satolep, inspirado em outro projeto de interações de pessoas com a cidade de Pelotas.
Os registros fotográficos são publicados com o intuito de evidenciar a interação dos animais com o cotidiano da cidade e de sensibilizar as pessoas em relação às condições dos bichinhos. Além de cães e gatos, animais silvestres e exóticos também têm espaço no projeto, que já conta com algumas fotografias compartilhadas.
Para Thiago, a situação de abandono dos animais domésticos é resultado da irresponsabilidade. “Os animais não são objetos descartáveis, não devem ser largados e esquecidos”, fala. Ele lembra que Pelotas conta com um canil municipal para animais abandonados. “Apesar disso, eles não deveriam ser tratados dessa forma” avalia.
A proposta desse projeto também é de criar um tipo de “Tinder” dos animais em situação de rua, ajudando a buscar lares e lugares com boas condições para eles. Para o fotógrafo, isso traduz um cuidado merecido com os animais. “Abandono de animais é crime ambiental”, enfatiza.
O público pode contribuir com o projeto enviando fotos através da hashtag #serumaninhosdesatolep ou diretamente ao criador do projeto pelo e-mail serumaninhosdesatolep@gmail.com. As imagens são postadas nas redes sociais da Serumaninhos. Thiago pede que as fotos tenham boa resolução e que seja informado o local do registro. Caso seja animal silvestre, a espécie também deve ser mencionada.
De acordo com o andamento do projeto e engajamento, as fotos serão selecionadas e expostas em locais físicos na cidade. Participe através do Facebook Serumaninhos de Satolep e Instagram @serumaninhosdesatolep.