Anfitrião do Mundial de 2022 conquista pela primeira vez a Copa da Ásia de futebol

Jogadores do Catar comemoram a conquista da Copa da Ásia de 2019. Imagem: Reprodução/ www.sitefutebol.com.br

Por Luís Artur Janes Silva

Na última sexta-feira, 1 de fevereiro, tivemos a decisão da Copa da Ásia de futebol. Japão e Catar fizeram a final do torneio, que vinha sendo realizado nos Emirados Árabes Unidos, desde 5 de janeiro. Surpreendente, o Catar sobrou em campo e aplicou três a um nos nipônicos, que pretendiam chegar ao seu quinto título. Enquanto isso, o Catar chegou como azarão, mas foi galgando degraus e consagrou-se o justo campeão da competição.

A Copa da Ásia deste ano teve pela primeira vez 24 seleções participantes. Estes times foram divididos em seis grupos, compostos por quatro equipes. Os dois melhores de cada chave passaram de forma automática às oitavas de final da Copa. Para completar, quatro terceiros lugares também avançaram à fase seguinte.

Gigantes do futebol asiático ficaram pelo caminho, caso da Coreia do Sul (dois canecos), da Arábia Saudita (três troféus) e da Austrália (que defendia o título). Assim, apenas Japão e Irã (três conquistas) foram até as semifinais e viram o crescimento do Catar e dos anfitriões da competição. Os cataris tiveram o batismo de fogo na fase inicial da Copa, quando bateram os sauditas (2×0). Nas oitavas e nas quartas, eliminaram o Iraque, campeão de 2007, e a Coreia do Sul, o país asiático mais presente em Copas do Mundo. A partir daí, um triunfo maiúsculo contra os Emirados Árabes Unidos, donos da casa, que foram derrotados por 4×0 e uma tranquila vitória diante dos experientes japoneses (3×1), garantiram a histórica conquista do Catar.

O título do Catar veio na décima participação do país na Copa da Ásia. Desde 1980, os cataris só estiveram fora da Copa continental em 1996. Antes desta edição, haviam chegado às quartas de final em 2000 e 2011. A campanha perfeita do Catar (sete vitórias), iniciou-se em 2015, quando foram realizadas as Eliminatórias para a Copa da Ásia de 2019. Enfrentando China, Hong Kong, Maldivas e Butão, os cataris passaram com facilidade, conquistando sete vitórias e perdendo para os chineses, na última rodada das Eliminatórias, quando já estavam classificados. Detalhe pitoresco da disputa foi a goleada de 15×0 que o Catar aplicou no Butão.

No sentido de ganhar experiência e não repetir a África do Sul, que é o único anfitrião que não conseguiu passar da fase inicial de uma Copa do Mundo, o Catar participará como convidado da Copa América, que acontecerá em meados de 2019, aqui no Brasil.

Esta rodagem internacional é necessária para uma seleção que não deve ter a Copa das Confederações para enfrentar algumas das melhores equipes do mundo e que pretende subir de patamar no seu continente, pois apesar da recente conquista, os cataris têm um futebol de escala mediana na Ásia, fato comprovado quando percebemos que nas Eliminatórias para as três últimas Copas do Mundo, o pequeno país do Oriente Médio chegou à fase final do torneio qualificatório, mas ocupou as posições mais baixas na tabela de classificação.

CAMPANHA DO CATAR NA COPA DA ÁSIA DE 2019

PRIMEIRA FASE

Catar 2×0 Líbano

Catar 6×0 Coreia do Norte – Maior goleada da competição

Catar 2×0 Arábia Saudita

OITAVAS DE FINAL

Catar 1×0 Iraque

QUARTAS DE FINAL

Catar 1×0 Coreia do Sul

SEMIFINAL

Catar 4×0 Emirados Árabes Unidos (donos da casa)

FINAL

Catar 3×1 Japão

NÚMEROS TOTAIS DA CAMPANHA

7 JOGOS

7 VITÓRIAS

19 GOLS A FAVOR

1 GOL CONTRA

O Catar teve o artilheiro e o melhor jogador da Copa da Ásia. Almoez Ali anotou nove gols e ficou com as duas honrarias;

Saad Al Sheeb, defendeu a meta do Catar e foi o melhor goleiro do campeonato, sofrendo apenas um gol, justamente na final, contra os japoneses;

Comentários

comments

Você pode gostar...