Adeus, Doutor Jivago

por Graça Vignolo de Siqueira

Morre, nesta sexta-feira, o ator egípcio Omar Sharif, aos 83 anos de ataque cardíaco, conforme informações de seu empresário, Steve Kenis, ao site da BBC. O ator, que se imortalizou em filmes como Lawrence da Arábia, Doutor Jivago e Funny girl – Uma garota genial, entre outros, morreu hoje (10) em um hospital do Cairo.

Desde maio já se sabia que o ator estava com Alzheimer , morando no Egito e sendo cuidado por seu filho Tarek.

Nascido em Alexandria, no Egito, e registrado com o nome de Michel Shalhoub, Sharif marcou os anos 60 do cinema, por ganhar fama internacional. Inclusive sendo o primeiro ator árabe com uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, em 1962, por seu personagem em Lawrence da Arábia, com Peter O’Toole.

O ator, que se imortalizou em filmes como Lawrence da Arábia, Doutor Jivago e Funny girl – Uma garota genial, entre outros,  morreu hoje (10)  em um hospital do Cairo. Foto: Divulgação

O ator, que se imortalizou em filmes como Lawrence da Arábia, Doutor Jivago e Funny girl – Uma garota genial, entre outros, morreu hoje (10) em um hospital do Cairo.
Foto: Divulgação

Omar também ganhou dois prêmios do Globo de Ouro. Mas foi como Doutor Jivago, em 1965, filme inglês em que contracenou ao lado de Julie Christie, que se tornou um astro.

Escreveu vários livros sobre outra paixão: o jogo de cartas. Afinal, foi um dos mais renomados jogadores de bridge do mundo.

Teve muitas mulheres, foi aventureiro, não se fixava. Embora casado com o grande amor de sua vida, separou-se em 1974. No Festival de Veneza, na divulgação do filme Al Mosafer (O Viajante), Omar declarou: “Eu sou o único ator no mundo que não tem um centro em sua vida. Eu morei em hotéis em toda a minha vida e comi em restaurantes, sempre. Tive uma vida feliz, não há por que chorar.”

Principais filmes de sua carreira:

“Um Castelo na Itália” (2013)

“Al Mosafer” (2009)

“Mar de Fogo” (2004)

“Uma amizade sem fronteiras” (2003)

“O 13º Guerreiro” (1999)

“O Ladrão do Arco-Íris” (1990)

“Os Possessos” (1988)

“Top Secret! Superconfidencial” (1984)

“Funny Lady” (1975)

“Juggernaut – Inferno em Alto-mar” (1974)

“O Último Refúgio” (1971)

“Funny Girl – A Garota Genial” (1968)

“A Noite dos Generais” (1967)

“Felizes Para Sempre” (1967)

“Doutor Jivago” (1965)

“O Rolls-Royce Amarelo” (1964)

“A Queda do Império Romano” (1964)

“Lawrence da Arábia” (1962)

Comentários

comments

Você pode gostar...