Abertas inscrições para curso de multiplicadores em saúde da gestante
Por Elise Souza
Estão abertas, até o dia 4 de maio, as inscrições para o curso de multiplicadores em saúde da gestante. Oferecido pelo campus Pelotas do IFSul, o curso gratuito e com vagas limitadas ocorrerá às quartas-feiras, das 14 às 17 horas, entre os dias 7 de maio e 20 de agosto. Com trabalhadores e estudantes da área da saúde e da educação como principal público que visa atender, o curso multidisciplinar tem por objetivo preparar pessoas para atuar junto às suas comunidades como difusores de informações sobre uma gestação saudável.
Os encontros contarão com palestras de profissionais das áreas de odontologia, ginecologia e obstetrícia, enfermagem, nutrição, psicologia, fisioterapia e educação física, por exemplo, voltadas para todos os aspectos que merecem atenção durante a gestação. Além disso, alguns dos encontros contarão com treinamentos práticos para nortear os participantes sobre como podem aplicar o que aprenderam na sua área de trabalho, além de apontar caminhos de comunicação com a comunidade em que estão inseridos.
De acordo com as organizadoras do curso, Rosa Maria dos Santos e Mariana Gil de Los Santos, odontólogas do câmpus Pelotas, a ideia de promover uma capacitação para multiplicadores partiu da vontade de fazer algo que fosse além dos atendimentos odontológicos e pudesse ser um diferencial, beneficiando um maior número de pessoas.
“Inicialmente pensamos em fazer um curso para gestantes, mas o foco é muito limitado, então surgiu a ideia de preparar pessoas que possam atuar difundindo isso. Sempre tivemos vontade de fazer algo voltado para educação em saúde e resolvemos aproveitar o espaço que temos aqui, já que se trata de uma instituição de educação”, afirma Mariana.
Rosa conta que a abertura para participação de trabalhadores e estudantes da área de educação se deu justamente por serem pessoas que têm acessos a grupos maiores de pessoas e terão mais facilidade de transmitir a informação. Além disso, vários aspectos que serão trabalhados durante o curso estão diretamente interligados com o processo de educação.
As organizadoras, que não medem esforços para fazer do curso uma atividade permanente, não escondem a grande expectativa. “A nossa ideia é que seja o primeiro de muitos. O meu desejo é que as pessoas realmente saiam daqui preparadas para implantar ações efetivas com relação a saúde da gestante”, conclui Mariana.