A Torre Negra

 

Por Graça Vignolo de Siqueira

Sinopse:

“O pistoleiro Roland Deschain (Idris Elba) percorre o mundo em busca da famosa Torre Negra, prédio mágico que está prestes a desaparecer. Essa busca envolve uma intensa perseguição ao poderoso Homem de Preto (Matthew McConauhey), passagens entre tempos diferentes, encontros intensos e confusões entre o real e o imaginário.”

Baseado em oito livros, com cerca de mais de quatro mil páginas, de Stephan King, a trama se passa no multiverso. De difícil adaptação, o diretor Nicolaj Arcel levou alguns anos até conseguir resumir a histórias a ponto de criar um filme. Que agora está em cartaz no Cineflix Cinemas.

Eu confesso que não li os livros, embora seja fã de King, e que sequer conhecia a história. Mas por ser baseado em seus livros já esperava muito. Então veio a realidade.

Jack Chambers (Tom Taylor) é um garoto de 11 anos, que tem pesadelos angustiantes, E após seus sonhos ele desenha estranhos personagens. Seu quarto é coberto com imagens que não fazem muito sentido para as outras pessoas. E ele se envolve tanto com isso que resolve ir atrás das dicas que lhe foram passadas.

Então vai parar no Mundo-Médio, onde o Homem de Preto planeja atacar a Torre Negra, a única proteção do universo. Caso alcance seu objetivo, a escuridão virá e um portal se abrirá dando passagem a monstros.

Ao transpor um portal, Jack começa a  se envolver com tudo que já viu em sonhos, inclusive com o último pistoleiro, que combate o Homem de Preto. E a partir daí o filme lembra muitos outros.

Idris Elba este perfeito. Mattew é um elegante vilão sem piedade. Tom não convence muito, mas talvez seja em função de ter uma carreira recente em cinema.

E o que fica é um gosto amargo pelos vários blocos desconexos, pela montagem apressada, pela falta de motivação para os personagens.

Existem bons efeitos especiais, ainda que em cópia 2D, referências a alguns outros filmes adaptados de King, mas mesmo sem ter lido os livros, saí com a sensação de que faltava alguma coisa.

Nota: 8

Confira o trailer: https://youtu.be/E0fpZ8S1eWQ

Comentários

comments

Você pode gostar...